logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Presidente da Comissão de Educação defende aulas só depois da vacina

Por Kelly Monique Oliveira

Depois de quase dez meses longe das escolas devido à pandemia do novo coronavírus, alunos de diversos colégios particulares iniciaram o ano letivo com aulas presenciais e no modelo híbrido. Essa é uma decisão que, na avaliação do presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Adailton Martins,  poderia ser tomada depois que toda a população tivesse imunizada com a vacina da Covid-19.

“Já esperamos esse tempo todo e, agora com a vacina chegando aos estados brasileiros, poderíamos esperar mais uns meses quando tivesse doses para todos. É um absurdo retornar agora. Veja a situação de como a população de Manaus está sofrendo com o aumento dos casos da doença. Especialistas afirmam que a situação lá em Manaus deve se agravar por conta do atraso na aplicação de vacinas e ausência de medidas restritivas bem executadas. Então, o retorno às aulas tem que ser bem avaliado para evitarmos um problema maior do que estamos passando”, alertou o presidente da Comissão de Educação da Alese.

Em relação ao formato utilizado pela maioria das escolas que optaram pelo modelo híbrido de ensino, que mescla aulas presenciais e remotas, Adailton Martins acrescenta: “Não adianta porque esses mesmos alunos e professores vão manter contatos com outras pessoas da comunidade escolar e a contaminação poderá se propagar e, consequentemente, aumentar os números de casos em Sergipe”, salientou.

Medidas sanitárias

Nos locais em que o retorno dos alunos e professores ao ambiente escolar já está determinado, as escolas precisam seguir protocolos e orientações sanitárias contra a Covid-19. Entre elas estão o distanciamento na sala de aula, entre os alunos e professores, de no mínimo 1,5m, com higienização de carteiras na troca de turmas, limpeza do corrimão de escadas e todos os artigos de uso coletivo. A higienização dos equipamentos deve ser feita com álcool 70% ou outra substância sanitizante, medição de temperatura, utilização de totens com álcool em gel em diversos pontos e a lavagem das mãos com sabão. Ainda de acordo com os protocolos, as áreas de atividades coletivas, a exemplo de piscinas e brinquedoteca, estão isoladas.

Com informações da PMA

Foto: Assessoria do Parlamentar

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo