Procuradoria da Mulher

/Procuradoria da Mulher
Procuradoria da Mulher 2018-07-12T15:49:40+00:00

A Procuradoria Especial da Mulher foi criada em 2018 pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, Luciano Bispo, por iniciativa da deputada estadual Goretti Reis, por meio da resolução nº 28 de 2018.

A finalidade do órgão é promover a efetiva participação e a defesa dos direitos das mulheres, contribuindo para e equidade de gênero contra todas as formas de discriminação no âmbito do
Poder Legislativo do Estado de Sergipe.

Perfil da Procuradora Especial da Mulher

Goretti Reis (PSD/SE) é a primeira Procuradora Especial da Mulher na Alese

Goretti Reis é graduada em enfermagem e com diversos títulos de pós-graduação, especialista em Saúde Pública, Administração Hospitalar, Enfermagem Forense, além de mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. Sua atuação é em Saúde Pública na área assistencial e em gestão, sem esquecer da educação, do social, do cultural e do econômico.

Este é o mandato como deputada estadual, atual segunda secretária da Mesa Diretora por duas eleições consecutivas, presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres e também secretária da Secretaria Especial da Saúde da UNALE.

Autora de diversos Projetos de Lei da área da saúde, segurança e meio ambiente. Dentre eles estão: “Outubro Rosa” Lei nº 7526/2012, que objetiva a redução do câncer de mama e de útero em Sergipe; a Lei de nº 8072/2015 que institui a Semana Estadual de Doação de Leite Humano em Sergipe; e de Indicações, como a que solicita a criação da Patrulha Maria da Penha em Sergipe e implantação de Serviço para atendimento ao homem agressor. É responsável pela criação da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres em março de 2016 e da iniciativa pela criação da Procuradoria da Mulher.

Perfil da Procuradora-Adjunta

Ana Lula (PT/SE) é a primeira Procuradora-Adjunta Especial da Mulher na Alese

Ana Lula é formada em Pedagogia com Licenciatura Plena e Habilitação Escolar pela Universidade Federal de Sergipe, pós-graduada em Alfabetização na UNICAMP e em Administração e Planejamento de Sistema Educacional na Fundação Getúlio Vargas. É professora da rede estadual por profissão há mais 40 anos.

Como militante sindical histórica desde os anos 1980, Ana Lula ajudou a fundar o Sintese e a construir a Central Única dos Trabalhadores, tendo sido dirigente das duas entidades.

Foi eleita deputada estadual pela primeira vez em 2002 e já está no seu quarto mandato. Foi também Secretária Municipal de Educação de Aracaju e, entre 2007 e 2009, assumiu a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, ambas nas gestões de Marcelo Déda.

Acompanhe a agenda de atividades da Procuradoria Especial da Mulher

8 de março de 2018

Posse da Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe
Local: Plenário da Alese
Horário: 9 horas