logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

 

História

Em Sergipe, o Poder Legislativo foi instituído através da Assembleia Provincial, em 1835, no salão do Convento de São Francisco, em São Cristóvão, e logo depois, na casa de balcão, vizinha ao Palácio do Governo. Com a mudança da Capital para Aracaju, em 17 de março de 1855, sua nova sede foi instalada no Palácio Fausto Cardoso – hoje, Escola do Legislativo João de Seixas Dória. Em 1987, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe se estabeleceu no Palácio Governador João Alves Filho.


O Poder Legislativo de Sergipe é representado por 24 deputados e deputadas, eleitos e eleitas para cumprirem um mandato de quatro anos. O parlamento sergipano elabora as leis com o objetivo de governar em benefício da população, funcionando como uma caixa de ressonância da opinião pública: eles falam em nome dos cidadãos, legislam apresentando, discutindo e deliberando proposições legislativas, fiscalizam e controlam a execução de ações e atos do Poder Executivo, e investigam ocorrências de ilícitos, através das Comissões Parlamentares de Inquérito.


A Assembleia Legislativa de Sergipe, a Casa do Povo, contribui para a formação do cidadão crítico e consciente, dentro do sistema democrático brasileiro, desenvolvendo atividades para dar maior visibilidade à sociedade das suas atividades. O intuito é fomentar o desejo de participação ativa da vida pública do Estado, o acompanhamento da dinâmica dos trabalhos dos nossos e das nossas parlamentares, através da programação da TV Alese, incluindo a transmissão ao vivo das Sessões Plenárias, Sessões Especiais e Audiências Públicas. O cidadão ainda conta com este site, as redes sociais, as Sessões Intinerantes, os Projetos “Visita a Casa do Povo” e “Parlamentar por Um Dia” (desenvolvidos pela Escola do Legislativo), além da Cia de Arte Alese, e do Corales (coral da Alese).


Acompanhar os trabalhos do Poder Legislativo de Sergipe é uma das formas de exercício da cidadania, é ter voz ativa para idealizar a elaboração das leis, é fiscalizar, é definir o futuro de um povo presente nas decisões parlamentares, é legitimar o Estado Democrático de Direito, é responsabilidade e comprometimento com a sociedade, promovendo o seu bem-estar. Venha exercer a cidadania: participe, seja ativo e presente!


A Casa é sua!

Conheça a composição parlamentar

Mesa Diretora (2023-2025)

 

Presidente Deputado Jeferson Andrade (PSD/SE)

 

Vice-Presidente Deputado Garibalde Mendonça (PDT/SE)

 

1º Secretário Deputado Luciano Bispo (PSD/SE)

 

2º Secretário Deputado Marcelo Sobral (União/SE)

 

3º Secretário Deputada Carminha Paiva (Republicanos/SE)

 

4º Secretária Deputado Paulo Júnior (PV/SE)

20º Legislatura (2023-2027)

 

Deputado Adailton Martins (PSD/SE)
Deputada Áurea Ribeiro (Republicanos/SE)
Deputada Carminha Paiva (Republicanos/SE)
Deputado Chico do Correio (PT/SE)
Deputado Cristiano Cavalcanti (União/SE)
Deputado Doutor Samuel (Cidadania/SE)
Deputado Garibalde Mendonça (PDT/SE)
Deputado Georgeo Passos (Cidadania/SE)
Deputado Ibrain de Valmir (PV/SE)
Deputado Jeferson de Andrade (PSD/SE)
Deputado Sérgio Reis (PSD/SE)
Deputada Kaká Santos (União/SE)
Deputada Lidiane Santos (Republicanos/SE)
Deputada Linda Brasil (PSOL/SE)
Deputado Luciano Bispo (PSD/SE)
Deputado Luciano Pimentel (PP/SE)
Deputado Luizão Donatrampi (União Brasil/SE)
Deputada Maisa Mitideri (PSD/SE)
Deputado Marcelo Sobral (União/SE)
Deputado Marcos Oliveira (PL/SE)
Deputado Netinho Guimarães (PL/SE)
Deputado Neto Batalha (PP/SE)
Deputado Pato Maravilha (PL/SE)
Deputado Paulo Júnior (PV/SE)

Pular para o conteúdo