logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iran faz cobranças sobre região dos perímetros irrigados em Sergipe

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) participou de mais uma sessão mista da Assembleia Legislativa, nessa terça-feira (25), quando fez cobranças sobre dificuldades que os produtores de arroz estão passando por dificuldades na região dos perímetros irrigados em Sergipe.

Ao fazer uso da palavra, Iran Barbosa registrou que as famílias dos pequenos rizicultores de Telha, Propriá e Ilha das Flores estão passando por dificuldades. “Nossa intenção é encontrar soluções para os problemas que podem afetar a realidade desses pequenos produtores de arroz dos perímetros irrigados da região”.

O petista falou em sucateamento dos maquinários da Codevasf que estão prejudicando as famílias de rizicultores. “Essas pessoas pedem entendimento entre a Codevasf e a Energisa por conta do sistema elétrico usado por essas famílias para irrigar e drenar a água irrigada que está com problemas e já foi condenado pela Energisa”.

Segundo o parlamentar, existe uma exigência da companhia de energia para a construção de uma Casa Elétrica. “Essa é a condição para reativar a energia local para usar na bomba que faz a irrigação e a drenagem quando tem excesso de água. A Codevasf alega que se iniciar a obra agora, vão concluir em outubro e, até lá, as famílias podem ficar sem plantar e a colheita pode ficar comprometida”.

Iran explicou ainda que se tratam de 200 famílias que estão precisando de uma solução para esse problema. “Também quero externar que as estradas do projeto Betume estão intransitáveis e que isso é responsabilidade da Codevasf, por onde passam os tratores. Outro problema é que os carros estão circulando por falta de combustível por falta de assistência técnica”.

Por fim, Iran também apontou problemas nas máquinas utilizadas para a limpeza dos canais. “Muitas estão precisando são velhas ou precisando de manutenção. Isso impacta na produção. Outro problema grave é que este ano o Estado não distribuiu sementes de arroz, alegando que os recursos tinham prioridade para a saúde”.

“Isso também impacta diretamente nas condições de produção dos pequenos rizicultores. Com recursos parcos, essas pessoas ainda estão tendo que comprar sementes. Peço o apoio dos colegas para ajudar a solucionar esses problemas com diálogo, logo após de comemorarmos uma boa sofra na produção de arroz”, completou o deputado.

Foto: Jadílson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo