logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Biblioteca da Elese promove inclusão com obras em Braille no seu acervo

Por Habacuque Villacorte

Instalada na Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (ELESE), a Biblioteca Deputado Marcelo Déda conta em seu vasto acervo já com obras no Sistema Braille, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência visual.

No próximo dia 8 de abril se celebra o Dia Nacional do Sistema Braille e a Assembleia Legislativa de Sergipe, na gestão do presidente e deputado Luciano Bispo (MDB), reforça seu compromisso social, prestigiando todos os segmentos da sociedade. A data propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas pessoas cegas e a importância de continuar a produzir obras em relevo, para proporcionar-lhes iguais oportunidades de ler e aprender.

A Biblioteca Marcelo Déda tem várias obras no Código Brailler, como a Lei Orgânica do Município de Aracaju, a Constituição do Estado de Sergipe, a Legislação Federal sobre o Servidor Público, a História do Senado Federal, dentre outras.

Bibliotecário Celson Iris da Silva

Responsável pelo espaço, o bibliotecário Celson Iris da Silva considera importante esse resgate da Assembleia em valorizar o Dia Nacional do Sistema Braille porque ela amplia a discussão em torno de sua política de inclusão social.

Temos sim algumas obras em braille e é uma preocupação de todos nós, não apenas da Biblioteca, mas da Escola do Legislativo e da Assembleia como um todo no sentido de ampliar essa inclusão social, também das pessoas com deficiência visual”, explicou.

Por fim, Celson disse que a Biblioteca Marcelo Déda possui múltiplas funções, desde a formação de leitores, do acesso à informação ao conhecimento, passando pela promoção de informações específicas para quem tomas as decisões, chegando no aspecto social.

Nossa intenção é de inserir crianças, adolescentes, pessoas com necessidades especiais, ou seja, atender a todos, proporcionando uma grande inclusão social, com a prestação de serviços”, completou Celson Iris da Silva.

Foto: Jadílson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo