Elese realiza Projeto Conecta nos municípios sergipanos

A Escola do Legislativo João de Seixas Dória (Elese) desenvolve nos municípios sergipanos, o Projeto Conecta. O objetivo é criar uma conexão entre a Assembleia Legislativa de Sergipe e os municípios, capacitando os servidores das Câmaras Municipais (levando conhecimento por meio da educação cidadã, democrática e legislativa) e estimulando a criação de Escolas do Legislativo.

Curso ofertado pela Elese na Câmara de Vereadores de Boquim

Com a importância de fortalecer o Poder Legislativo, o projeto foi criado em 2021 e vem sendo desenvolvido em vários municípios a exemplo de Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda, Riachuelo, Estância, Salgado, Porto da Folha e Tobias Barreto. Em 2024, foram ministrados cursos para servidores das Câmaras Municipais de Boquim e Pacatuba.

A iniciativa de promover cursos e oficinas está levando ao conhecimento dos participantes e os trabalhos desenvolvidos pela Assembleia Legislativa de Sergipe e pela Elese vem chamando a atenção dos vereadores e servidores principalmente para a criação de Escolas do Legislativos para mostrar a população, a força que o Poder Legislativo tem nas cidades e povoados.

Os cursos nas Câmaras Municipais para vereadores e servidores, são realizados em parceria com a Alese. Para isso, os interessados devem procurar a diretora da Elese, Telma Pimentel e buscar todas as informações necessárias à criação das Escolas do Legislativo e às capacitações; além dos projetos desenvolvidos.

Recentemente a Escola do Legislativo da Alese realizou na Câmara de Vereadores de Boquim, o curso sobre Organização e Gestão de Documentos no Poder Legislativo. Ministrado pelo coordenador da Biblioteca da Elese, Celson Iris da Silva, a ideia foi apresentar os conceitos básicos de arquivo, as diferenças entre dados de informação, as fases da gestão documental, digitalização de documentos e a importância dos cuidados de preservação de documentos relativos à tramitação legislativa.

Foto: Joel Luiz/Alese