Audiência Pública debate regulamentação e valorização de tecnólogos

Por Luciana Botto- Rede Alese

Com o tema “Tecnólogos, Profissional do Século 21- Regulamentação, Valorização e Inserção no Mercado de Trabalho”, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), realizou na manhã dessa segunda-feira,21, Audiência Pública, proposta pela deputada Kitty Lima (PPS).

Kitty Lima reforçou a necessidade da valorização da categoria, entendendo que se trata  de profissionais capacitados que precisam ser reconhecidos nos setores público e privado, principalmente em relação à oportunidades de contratações, bem como a realização de concursos públicos.

Os tecnólogos são profissionais graduados, habilitados para atuarem nas mais diversas áreas, organizados em 13 eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde; Apoio Escolar; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Militar; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais e Segurança.

A assessora técnica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA/SE) Marina Bezerra,  elencou a importância do registro profissional e a fiscalização que deve ser realizada pelos órgãos nos limites das suas atribuições. “Não basta ter o registro, a atividade profissional também é fiscalizada e regulamentada quando do exercício profissional”, disse Marina

No Brasil, os Conselhos Regionais de Administração (CRA), conforme as normas do Conselho Federal de Administração (CFA), e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREA), conforme as normas do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), são os que fazem o registro profissional dos tecnólogos.

Em relação à regulamentação da profissão, prevista no PL 2.245/2007, em tramitação na Câmara Federal, o presidente da Federação Nacional dos Tecnólogos (FNT), Ifraim Geraldo Rodrigues Leite, disse que o projeto não está concluso, devido aos recursos apresentados de  nº 193/2013 e nº 194/2013 que impossibilitam a tramitação. Na ocasião, Ifraim busca apoio da bancada sergipana estadual e federal no Congresso para dar continuidade à luta da categoria.

“Precisamos fortalecer a categoria para irmos em busca dos nossos direitos, em busca do reconhecimento profissional, por meio da formação que adquirimos”, ressaltou Ifraim

Em aparte, o deputado Garibalde Mendonça (MDB), propôs a realização de Moção de Apelo, aprovada pelos 24 deputados da Casa Legislativa, direcionada aos presidentes do Senado e Câmara Federal, solicitando a regulamentação da profissional dos tecnólogos.

Foto: Fábio Linhares – Ascom Kitty Lima