logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Ações de Zezinho Sobral contribuem para desenvolvimento do setor produtivo da pesca

Por Assessoria Parlamentar

Engajado na construção de políticas públicas para fortalecer a pesca e a aquicultura em Sergipe, o deputado estadual Zezinho Sobral (PDT) participou do lançamento da 19ª Semana do Pescado e da ExpoPesca 2022, no auditório da Federação da Agricultura de Sergipe (Faese). Promovido em conjunto pela Câmara Empresarial da Pesca da Fecomércio, Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Faese, o encontro contou com a presença do ex-ministro da Pesca e da Aquicultura e presidente da International Fish Congress Brazil (IFC Brasil).

“Foi uma honra receber o ex-ministro em Sergipe, ele é técnico, tem bagagem profissional, é atuante no ramo, participou da assinatura da ordem de serviço para a construção do terminal pesqueiro quando fui secretário da Agricultura e tem amplo conhecimento técnico. A palestra dele ampliou nossos horizontes sobre mercado do pescado, segurança alimentar e oportunidades do setor”, afirmou Zezinho Sobral que, na ocasião, parabenizou a Seagri pela criação do Núcleo de Pescados.

“É muito importante ter um núcleo voltado para que os setores da pesca e todos os ramos da aquicultura avancem mais em Sergipe. Tenho certeza que fará um grande trabalho. Parabenizo o gestor Humberto Eng, coordenador da Câmara Empresarial de Pescados da Fecomércio, que se dedica com muito profissionalismo para que o setor se desenvolva. Isso é motivador”, complementou o parlamentar.

Humberto Eng, Altemir Gregolin e dep. Zezinho Sobral

Hoje foi o grande dia para a cadeia produtiva do pescado. Tivemos a palestra do ex-ministro Altemir Gregolin referente ao mercado de pescados e oportunidades. Agradecemos à Fecomércio, Senar e Seagri, pois, sem eles, não poderíamos viabilizar esse evento muito importante para o setor”, destacou Humberto Eng.

Na ocasião, foi comentado também o Projeto de Lei, de autoria do deputado Zezinho Sobral, que institui a data de 29 de junho como o Dia Estadual da Aquicultura e Pesca, em reconhecimento ao papel socioeconômico fundamental para Sergipe e para o Brasil, influenciando diretamente na geração de empregos e de renda e contribuindo para a igualdade social. “A pesca e a aquicultura em Sergipe são atividades que geram desenvolvimento econômico, emprego, renda e segurança alimentar. Muitos sergipanos tiram o sustento através delas e contribuem para o empreendedorismo. Nada mais justo que homenageá-los com a data e somar para que políticas públicas voltadas aos segmentos sejam fortalecidas. Celebrar o Dia Estadual da Pesca e da Aquicultura de Sergipe remete ao dia de São Pedro, o padroeiro dos pescadores”, destacou.

Ainda durante o encontro, foi divulgado que a ExpoPesca 2022 acontecerá de 08 a 10 de setembro, na Orla da Atalaia, em Aracaju. Estavam presentes no evento o presidente da Faese, Ivan Sobral, o gestor de pesca e coordenador da Câmara de Pescado da Fecomércio, Humberto Eng, o superintendente do Ministério da Agricultura e Pesca em Sergipe, Haroldo Araújo, o superintendente do Sistema Fecomércio, Maurício Gonçalves, o secretário Nacional da Pesca no Brasil, Marcos Menezes, o chefe da Assessoria de Planejamento da Seagri, Arlindo Neri, representantes de colônias de pescadores, associações e profissionais do setor.

Fortalecimento do setor

O ex-ministro Altemir Gregolin realizou palestra sobre negócios e desenvolvimento do setor da pesca e citou o pescado como a proteína mais consumida e comercializada no mundo. “Tudo está relacionado ao aumento da produção e da comercialização, novos estilos de vida com alimentos mais saudáveis e maior diversificação no consumo de alimentos. O Brasil é um mercado gigante, tem grande potencial e será, futuramente, um dos maiores produtores de pescado, da mesma maneira como somos de bovinos e suínos”,  pontuou.

“Sergipe tem um público bastante interessante para fortalecer o segmento da pesca, com diversidade de rios, várias regiões produtoras, políticas públicas, piscicultura, carcinicultura e muito mais. Aqui, se produz e consome tilápia e camarão. Temos barragens, rios, represas e muito potencial tecnológico para estimular a produção. Quando o Terminal Pesqueiro estiver em funcionamento, o setor vai dar um grande salto no dese

O ex- ministro, Altemir Gregolin

nvolvimento”, complementou o ex-ministro.

Ainda durante o encontro, o deputado estadual Zezinho Sobral colocou mais uma vez o mandato à disposição para agregar no setor da pesca e da aquicultura e pontuou ações que resultam no fomento do setor aquícola, o diálogo com associações, produtores e federações.

“A cadeia produtiva da carcinicultura, por exemplo, é o setor que mais cresce em Sergipe. Fizemos trabalho de conscientização e flexibilização para que o carcinicultor regularize as atividades, obedeça às normas ambientais, preserve o meio ambiente e crie uma atividade de desenvolvimento econômico. A criação de camarão gera renda e empregos diretos e indiretos e faz a diferença na vida do produtor sergipano ao promover ganhos socioeconômicos e ambientais. É uma atividade ecologicamente correta por não utilizar agrotóxicos, uma alternativa positiva para o fortalecimento da economia, a exemplo do que acontece nas regiões Sul e Baixo São Francisco”, exemplificou. “Com o crescimento da carcinicultura e demais ramos da aquicultura, é possível atrair mais investimentos e possibilidades para gerar empregos”, complementou Sobral.

Desde o início do mandato, o deputado estadual Zezinho Sobral está a frente de pautas e ações voltadas ao agro como um todo. Dentre os projetos aprovados e defesas exitosas, estão a Lei de Licenciamento Ambiental para Carcinicultura, correção da Lei de Licenciamento Ambiental para atividade agrossilvopastoris, defesa pela abertura do Terminal Pesqueiro, indicações para a rede de abastecimento de água no interior (principalmente na zona rural), ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar, defesa para redução e prorrogação da alíquota de 2% do ICMS do milho em grãos no estado, defesa pela implantação do Zoneamento Econômico-Ecológico Costeiro do Litoral Sul de Sergipe, instituição do Dia do Produtor Rural (01 de agosto), envio de emendas impositivas para municípios sergipanos e outros resultados.

O deputado coloca o mandato a disposição da causa

“Temos muitos projetos defendidos e aprovados em favor do meio ambiente, aliando sustentabilidade e desenvolvimento econômico e social. É gratificante ver que a agricultura é um segmento gerador de saldos positivos para os produtores e a balança comercial de Sergipe. Não podemos esquecer dos resultados exitosos da Lei das Queijarias Artesanais e das Casas de Farinha. É constante meu diálogo com as Colônias de Pescadores para aproximá-las cada vez mais como setor público”, relembrou o deputado.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo