Kitty Lima enaltece avanços da causa animal em Sergipe em evento no Rio de Janeiro

Por Assessoria
A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania), à convite da Prefeitura Municipal de Niterói, no Rio de Janeiro, participou nesta terça-feira, 05, da Semana Municipal de Defesa Animal, organizada pela Coordenadoria Especial de Direito dos Animais, que reuniu nomes importantes do cenário nacional que lutam pela garantia dos direitos dos animais em todo o país. Durante o evento, Kitty palestrou sobre a realidade da causa animal em Sergipe pontuando as conquistas alcançadas para o setor por meio de seus mandatos enquanto vereadora por Aracaju e deputada estadual, além de dividir com os participantes sua trajetória como protetora animal há mais de 20 anos.

Com foco na força da mulher na proteção animal, o evento expôs a contribuição delas para o fortalecimento da rede de proteção aos animais em todo o país. Representando Sergipe, Kitty Lima falou do orgulho em ser hoje referência na causa animal no Brasil graças à sua trajetória de luta na proteção animal em Sergipe, e pontuou as principais conquistas alcanças neste sentido desde seu ingresso na política local.

“Fiquei muito feliz em participar desse evento que enalteceu o papel das mulheres na proteção animal e poder falar sobre os desafios e alcances que conseguimos em Sergipe. Antes de qualquer coisa quero agradecer a todos os ativistas do Brasil que sempre lembram de mim quando o assunto é a proteção da vida animal, reconhecendo meu trabalho ao longo de 20 anos e há quatro como agente pública lutando por políticas públicas eficazes para esse setor. Apesar de pouco tempo, durante esse período tivemos muitos avanços, a exemplo da primeira grande vitória que representa um marco na causa animal em Sergipe que foi a Lei da Castração, ainda como vereadora por Aracaju, e em seguida como deputada, quando ampliamos esse trabalho por todo o estado que, somado outras leis aprovadas, códigos, fundos destinados à causa animal e tantos outros projetos fortalecemos a rede de proteção e de garantia da vida animal”, colocou Kitty.

Fundadora da ONG Anjos que atua na recuperação de animais vítimas de maus-tratos há 10 anos em Sergipe, Kitty Lima revelou durante sua palestra as dificuldades que enfrenta para manter a assistência aos animais que precisam de socorro e que não contam com nenhum apoio do poder público, realidade essa compartilhada por diversas ONGs e protetores independentes em todo o país.

“Tenho muito orgulho da minha trajetória e até onde ela me trouxe, é uma doação que nós protetores fazemos diariamente com muita dificuldade porque as despesas com alimentação, consultas, medicamentos e procedimentos são altíssimas, e não contamos com nenhum apoio por parte do poder público. Mas estamos fazendo a nossa parte com a ajuda da população que se sensibiliza com o nosso amor e dedicação aos animais”, pontuou a parlamentar, comemorando a última conquista obtida por seu mandato para reduzir o número de casos de violência contra os animais.

“Nossa última grande conquista foi a Depama [Delegacia Especial de Proteção Animal e Meio Ambiente], um importante instrumento de combate à violência e maus-tratos contra animais. A maioria dos casos que chegam até nós são de agressões, violência gratuita contra os animais que nada fazem para merecer serem tratados com tanta atrocidade. Graças ao nosso empenho na criação de políticas públicas para os animais, Sergipe tem se destacado no cenário nacional da proteção animal, mas ainda não estamos satisfeitos e estamos lutando diariamente para conseguir ainda muito mais para os nossos animais”, colocou.

Por conta de sua atuação na vida política e conhecimento da gestão pública, Kitty revelou que o maior desafio para a causa animal em todo o país é fazer com que os gestores municipais e estaduais entendam a importância de criação e cumprimento das políticas públicas voltadas a este setor.

“Eles precisam entender que a causa animal é também uma questão de segurança e saúde pública e não apenas de amor que sentimos pelos animais. Somado a isso temos ainda uma carência gigantesca de investimentos para fortalecer essa rede de proteção, desde o financiamento da principal e mais eficaz política pública de controle populacional de animais, a castração, até a educação de crianças e adolescente para que sejam adultos conscientes de seus atos em relação a toda e qualquer forma de vida. A causa animal é um pilar muito grande da nossa sociedade que precisa de atenção especial de governadores, prefeitos e dos gestores à frente das pastas”, afirmou.

Ao final de sua palestra Kitty Lima foi homenageada com uma Moção de Aplausos apresentada pelo vereador por Niterói, Leandro Portugal, por todo seu empenho na causa animal em Sergipe e sendo referência na proteção da vida animal em todo o país.

“Uma honra poder ser lembrada e homenageada pela minha história de luta pelo amor aos animais, agradeço ao Leandro Portugal pela moção, grande parceiro da causa animal aqui no Rio de Janeiro. Espero que minha história inspire mais pessoas a fazerem parte dessa rede, adotando uma consciência maior em relação ao respeito à vida animal e cobrando de seus representantes e dos Poderes iniciativas para fortalecer a nossa luta”, disse Kitty.