Zezinho: Termoelétrica elevará Sergipe ao mais alto patamar de energia

Por Assessoria do Parlamentar

O deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) esteve nesta sexta-feira, 16, na Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I (UTE), no município de Barra dos Coqueiros. O parlamentar acompanhou a comitiva do governador Belivaldo Chagas que, ao lado do presidente das Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), Pedro Litsek, recepcionou o prefeito de Miami (EUA), Francis Xavier Suarez. Ele veio a Sergipe conhecer a estrutura da maior termoelétrica a gás natural da América Latina, além de estreitar relações para as áreas de turismo e de economia.

Deputado Zezinho Sobral

Para o deputado, a presença de Suarez reafirma que as potencialidades do estado atraem olhares internacionais. “A Termoelétrica colocará Sergipe no mais alto patamar de geração de energia, sendo responsável por converter gás natural em energia elétrica. A Termoelétrica trará gás para acessar o mercado brasileiro através da importação. Sergipe é o único do Brasil com esse potencial”, afirmou.

Zezinho Sobral comentou que a Termoelétrica impulsionará o desenvolvimento socioeconômico, gerando emprego, renda e investimentos. “A Termoelétrica terá três turbinas a gás HA e uma turbina a vapor. Será o primeiro empreendimento no Brasil a receber esse modelo de turbinas HA, conhecido pela alta taxa de eficiência na conversão da energia do combustível em eletricidade. Com capacidade de gerar 1,5 mil megawatts de energia elétrica, poderá, sozinha, atender 15% da demanda do Nordeste”, pontuou.

Durante a visita, o governador Belivaldo Chagas reforçou que Sergipe será a estrela do gás do Brasil. “Muitos empresários já procuram Sergipe porque sabem das potencialidades do estado. O momento é de entendimento, avanço e soma de esforços para o desenvolvimento. Agradeço aos empreendedores que acreditam em Sergipe e fazem com que o estado avance e agregue outros empreendimentos. Sergipe está chamando a atenção do mundo. A vinda do prefeito de Miami é importante para despertar o olhar de novos investidores para que conheçam o que o nosso estado oferece”, frisou.

O prefeito de Miami, Francis Xavier Suarez, conheceu a estrutura da Termoelétrica e os detalhes do que será feito a partir de janeiro para a geração de energia. “Este é um projeto magnífico e imponente. Produzir energia fará com que Sergipe avance no Brasil, na América Latina e no mundo. Fiquei impressionado com a capacidade operacional e com o que toda essa estrutura representará muito em breve”, sintetizou o prefeito.

O deputado Zezinho Sobral ainda registrou o destaque de Sergipe no segmento de energia fotovoltaica. “Não podemos esquecer do projeto de construção do Parque de Energia Solar no município de Canindé de São Francisco, que será o segundo maior parque de produção de energia fotovoltaica do mundo. O primeiro é o Tengger Desert Solar Park, na China. Trata-se de um projeto de energia solar, com 1.200 megawatts de capacidade instalada, com investimento estimado em R$ 5 bi. São aproximadamente cinco milhões de placas. Sergipe será, muito em breve, um grande gerador de energia”, complementou.