Zezinho Sobral exalta esforço do governo sobre pagamento dos servidores

Por Habacuque Villacorte

O líder do governo na Alese, deputado estadual Zezinho Sobral (PODE) participou da sessão remota da Assembleia Legislativa, na manhã dessa quarta-feira (3), para rebater as críticas de parlamentares da oposição ao anúncio feito pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) de garantir o pagamento integral dos servidores públicos, ativos e inativos, dentro do mês, já a partir da folha de fevereiro.

Inicialmente, Sobral desejou um ano profícuo para todos os colegas deputados e parabenizou a nova Mesa Diretora e o presidente Luciano Bispo (MDB) enfatizando que ela representa a unanimidade e o consenso da Casa. “Essa Mesa e o senhor presidente têm o reconhecimento de todos aqui. Luciano (Bispo) tem capacidade para gerir e acomodar. O nosso Poder, no ano passado, teve resultados excelentes de produção legislativa e aqui nós não perdemos nada, acompanhamos e participamos de tudo relacionado à pandemia”.

Zezinho também prestou condolências aos famílias do cinegrafista Jadson Simões, vítima da COVID-19 e partiu para a defesa do governo, enfatizando o esforço do governador de manter em dia o pagamento dos servidores após tantos anos. “O salário não era pago dentro do mês por vontade do Executivo, mas por falta de recursos, por conta das sucessivas quedas de receitas e aumento dos custos do Fundo Previdenciário. Esse anúncio é motivo sim de comemoração, é evidente que existem conquistas para serem alcançadas, mas isso é positivo e deve ser elogiado”.

Zezinho disse ainda que discordava da teoria que o anúncio teria sido “mais do mesmo”. “Sergipe, em comparação com outros Estados nessa pandemia, trabalha sempre na construção de leitos de UTI sem promover a desassistência. Não tivemos ninguém desassistido e sobre a vacinação primeiro depende da aprovação da Anvisa e depois a compra e distribuição vem do Ministério da Saúde. Aqui temos 60 mil pessoas, aproximadamente, no grupo prioritário, e recebemos cerca de 22 mil doses. Acredito na capacidade do SUS para a vacinação em massa”.

Relatório de gestão

Questionado por alguns deputados sobre a ausência de alguns dados mais detalhados da apresentação do governador, Zezinho disse que todos receberam em seus gabinetes o relatório de gestão para que pudessem fazer suas análises e entender como evoluiu. Ele também alertou para sua preocupação com a descontinuidade do auxílio emergencial pelo governo federal a partir de janeiro desse ano e sobre a necessidade de se ampliar os que existem ou criar outro meio de distribuição de renda.

O deputado se mostrou preocupado com a questão da economia e com a própria segurança alimentar da população. Sobre o reajuste da tarifa do transporte coletivo, ele criticou a Petrobras pelos reajustes sucessivos de combustíveis que estão ocorrendo nos últimos quatro ou cinco anos na Companhia. “Só em relação ao gás de cozinha e o gás veicular aumentaram 135% com o objetivo de distribuir o lucro para os acionistas privados que têm acesso à Bolsa”.

A Petrobras esquece que seu maior acionista sempre foi o povo brasileiro, uma empresa que se construiu à base de recursos públicos. Essa história que empresa pública tem que dar lucro é um entendimento equivocado. Ela tem que entregar bons serviços públicos e garantir o acesso do cidadão”, completou, solicitando recuperações de rodovias estaduais em Laranjeiras, São Cristóvão e Estância.

Foto: Joel Luiz