logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Valorização da cultura regional foi marca da atuação de Maria Mendonça na Alese

Por Assessoria Parlamentar

“Um dos maiores patrimônios da sociedade Sergipana é a sua cultura, e é nosso dever sempre reconhecê-la, preservá-la e valorizá-la”. É assim que pensa a deputada estadual Maria Mendonça (PDT), que em toda sua trajetória política, seja como prefeita de Itabaiana ou como parlamentar da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), atuou para dar destaque à cultura regional sergipana e  pela valorização da categoria, composta por expressões artísticas, costumes diversos, tradições, conhecimento e crenças múltiplas. Para ela, a cultura do Estado é múltipla, diversificada e rica, devendo ser compreendida e respeitada a sua pluralidade.

A atenção da parlamentar à matéria é refletida, por exemplo, na Lei 8.129/2016, de sua autoria, que declara a Festa do Caminhoneiro, realizada no município de Itabaiana, como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe, e a inclui no calendário oficial sergipano de eventos. “É um festejo que revela a pujança econômica, cultural e religiosa do município, repleto de dinâmicas, práticas e hábitos típicos de uma região, que destacam tradições várias de um povo”, explicou a deputada estadual.

Outra manifestação que Maria atuou para tornar Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe foi o Cortejo dos Caretas, o que ocorreu através da Lei 8.205/2017. A festa é realizada anualmente no município de São Miguel do Aleixo, e conta com mais de 60 anos de história. Agora, faz parte do calendário oficial do Estado. “Esse é outro festejo muito importante para a população sergipana, que movimenta a economia da cidade, e atrai diversos turistas, além de fazer parte há décadas da identidade coletiva dos aleixenses”.

Além disso, Maria Mendonça reconhece a grande relevância dos agentes de cultura e arte locais para o Estado. O reconhecimento fica evidente no Projeto de Lei 44/2022, aprovado na Alese e que espera sanção do Governo de Sergipe, que cria a Semana de Valorização do Artista Local, a ser comemorada anualmente no período em que se celebra o Dia da Sergipanidade (24 de outubro). “Com isso, nosso objetivo é incentivar, homenagear e divulgar os profissionais da arte, que tanto contribuem para enriquecer nosso espírito, através da literatura, da música, das artes cênicas, do artesanato, entre outras”, disse ela.

MARIA PELA CULTURA

A preocupação da deputada estadual com o campo cultural de Sergipe data desde os seus primeiros mandatos. Ainda em 2003, ela solicitou, através de uma Indicação, a criação de oficinas culturais da terceira idade, a fim de oferecer a esse público uma alternativa de lazer e de interação social. Já no ano de 2011, ela pediu, também via Indicação, que fosse criada uma casa de cultura em Itabaiana. “Esse olhar apurado para o setor não vem de hoje. Sempre andamos de mãos dadas com a àrea, que considero essencial para o Estado de Sergipe”, lembrou Maria. 

Ainda, é de autoria da parlamentar uma série de Leis que reconhecem sociedades filarmônicas de todo o Estado como Patrimônios Culturais Imateriais de Sergipe, valorizando toda a contribuição que oferecem, por meio da expressão artística, para o Estado. “Além das filarmônicas, também reconhecemos alimentos enquanto patrimônio, como a castanha de caju do povoado Carrilho, localizado em Itabaiana, e o bricelet, biscoito fino produzido no município de São Cristóvão”.

A parlamentar também vê com atenção os elementos e fatos que marcam a identidade de um município e de sua população. Evidência prática disso são os diversos Projetos de Lei que conferem determinados títulos a municípios. Santana do São Francisco, por exemplo, tornou-se “Capital Sergipana do Artesanato em Barro”, por ação de Maria. Outro caso pode ser constatado em relação ao município de Malhador, intitulado “Capital Sergipana do Inhame”.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo