Unale busca informações sobre o plano da Cidade inteligente e tecnológica de Rotterdam

Por Assessoria Parlamentar

Em continuidade às agendas na Europa, os representantes da Unale, presidente Lidio Lopes (MS), tesoureira geral Ivana Bastos (BA), Secretário Geral José Luis Tchê (AC) e Secretária Goretti Reis (SE), foram recebidos na tarde desta terça-feira, 22, na embaixada do Brasil nos Países Baixos, pelo Embaixador Paulo França e o Ministro Pedro Cardoso.

Os parlamentares participaram de uma reunião com o Gerente do programa Cidade Inteligente e Economia Digital da prefeitura de Rotterdam, Frank Vieveen, para buscarem informações técnicas acerca do projeto, que iniciou no ano de 2016 na cidade.

O projeto para tornar Rotterdam uma cidade inteligente e tecnológica é o primeiro que tem como base, diretrizes baseadas na ética e governança, envolvendo a participação popular nas tomadas de decisão.

Para isso, o projeto se baseia em cinco pilares como base, que são:

1. Valores sociais
  2. Regulação dos sensores, dados e algoritmos
  3. Infraestrutura acessível e segura
  4. Envolvimento dos partidos
  5. Transparência

Segundo Frank, o gerente do projeto, é necessário envolver e conscientizar a população no processo. “As pessoas não são contra a digitalização, mas querem entender porque está sendo implementada. Não se fica no escritório, vamos às ruas interagir com as pessoas e entender suas necessidades”, explicou.

O plano está baseado em quatro vertentes da digitalização em Smart Cities, que são a Sociedade digital, Economia digital, Governo digital e Fundação digital.

O representante da prefeitura trouxe conselhos e alertas para a transformação em cidade inteligente e digital. Dentre eles, fez questão de ressaltar que mais importante que pensar em evolução e implementação, é necessário focar na transição. “Não se faz uma transformação assim, em um curto espaço de tempo. É necessário conscientizar a população e adequar os processos organizacionais tendo a compreensão de que a tecnologia não é o objetivo, mas o meio para a concretização do plano”, concluiu.

O presidente Lidio Lopes disse que “conhecer projetos como este e entender os passos que devem ser dados para alcançar este objetivo, pode otimizar o tempo e o processamento de legislações específicas para dar mais celeridade aos resultados”.