logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Tradicional Festa das Barracas entra no Calendário Oficial de Eventos do Estado

Por Shis Vitória

Tendo sua primeira edição em 2003, a partir de uma iniciativa das escolas públicas do município de Nossa Senhora Aparecida, a denominada Festa das Barracas tornou-se um dos maiores festivais juninos do Estado de Sergipe ao reunir, anualmente, milhares de pessoas para celebrar um dos períodos mais comemorados pelos nordestinos: o mês de junho. A festa promove shows com artistas locais e de renome nacional, apresentações de quadrilhas, danças juninas, além do festival gastronômico de comidas típicas produzidas e vendidas pelos alunos do município.

Deputado estadual Talysson de Valmir. Foto: Alese/Joel Luiz

Com o intuito de fortalecer a tradição do evento foi declarada, em julho de 2021, a Festa das Barracas como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe e a inserção no Calendário Oficial de Eventos do Estado. A solicitação do deputado estadual Talysson de Valmir (PL) resultou na Lei Nº 8.867/2021. A sanção governamental foi publicada no Diário Oficial no dia 09 de julho do mesmo ano (edição nº 28.705).

“Além de uma manifestação cultural, a Festa das Barracas constitui um movimento educacional que promove o trabalho em grupo entre os alunos, com incremento de lições de empreendedorismo na medida em que estes são estimulados a conseguir maior lucro com a venda dos produtos típicos durante o evento, cuja renda é revertida em benefício dos próprios jovens. O reconhecimento de manifestações como a Festa das Barracas é uma garantia de que passado o período de distanciamento social, em virtude da pandemia da Covid-19, as tradicionais festas serão lembradas e estarão garantidas. Resguardando nossas festas e manifestações culturais estaremos protegendo a própria identidade dos sergipanos”, justificou o parlamentar.

PROJETO DE LEI

O Projeto de Lei Ordinária de nº 130/2021, de autoria do deputado Talysson de Valmir (PL), que reconhece como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe a Festa das Barracas e a insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado foi aprovado, por unanimidade, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

Foto: Governo de Sergipe

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo