logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Talysson enumera ações voltadas aos idosos

Por Assessoria Parlamentar

No Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado nesta terça-feira, 15, o deputado estadual Talysson de Valmir, PL, aproveitou para destacar Projetos de Lei de sua autoria que buscam oferecer uma melhor qualidade de vida e resguardar os direitos do idoso. Um deles, o PL 09/2020, garante a reserva, para idosos, de vagas em nível superior em órgãos ou entidades da administração pública de Sergipe.

Já o PL 86/2021 institui o atendimento aos idosos no pavimento térreo de prédios públicos ou privados. Talysson observa que nem todos os estabelecimentos estão preparados para atender aos idosos adequadamente e não é incomum empresas obrigarem idosos a subir um ou mais lances de escada. “Além da dificuldade de locomoção que alguns idosos enfrentam, tem a questão da segurança. É preciso que esse atendimento seja ofertado sempre no térreo, afinal não é todo prédio que possui elevador”, diz.

Talysson cita ainda o PL 261/2020, que dispõe sobre diretrizes para campanha de combate a golpes financeiros contra idosos. “A finalidade desse projeto é combater esse tipo de golpe, infelizmente tão comum. O Estado precisa criar mecanismos de combate, conscientizando o idoso e fechando o cerco contra os criminosos. Penso que é preciso uma campanha permanente de combate a golpes financeiros voltada aos idosos, mas que vai acabar ajudando toda a sociedade”, diz.

Também foi destacado pelo deputado o PL 49/21, que institui o Dia Estadual do Idoso Institucionalizado. Em tramitação na casa legislativa, o projeto, que trata dos idosos que vivem em instituições de acolhimento, visa estabelecer um momento permanente para que a sociedade reflita sobre esse público: quem são, como foram parar nessas instituições de acolhimento, o que precisam e como podemos ajudar. Em o PL sendo aprovado, a data será comemorada sempre no quarto domingo do mês de julho. “Estamos falando de cidadãos que após uma vida de trabalho, tornam-se idosos em situação de vulnerabilidade social. A sociedade precisa acordar para esse público e penso que uma data especial vai trazer visibilidade para essas pessoas”, diz.

Foto: Jadilson Simões

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo