Setor Produtivo de Socorro aprova Plano de Desenvolvimento da Alese

Por Habacuque Villacorte

A iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Luciano Bispo, de promover uma ampla discussão sobre o Plano de Desenvolvimento Estadual de Sergipe (PDES), com audiências públicas regionalizadas, dividindo o Estado em regiões, foi bastante elogiada por diversos representantes do Setor Produtivo de Nossa Senhora do Socorro, primeiro município a receber o Fórum Itinerante em sua Câmara de Vereadores.

O presidente Luciano Bispo sabe da dimensão do trabalho desenvolvido e, também, o empenho de todos os técnicos envolvidos e não esconde de ninguém que queria entender bem o passado e o presente, mas promover um futuro, a médio e longo prazo, bem estruturado. “Esse Plano não é meu, de Luciano, mas é um verdadeiro presente que a Alese, em parceria com a Fundação Dom Cabral, está dando ao Estado e ao povo sergipano”.

Comércio

Presidente da CDL de Socorro, Luiz Carlos

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Socorro e secretário municipal da Indústria e Comércio, Luiz Carlos Monteiro, a iniciativa da Alese em promover o Fórum Itinerante a partir do no município da Grande Aracaju é um gesto que merece todo o reconhecimento. “Nós temos em Socorro o maior pólo industrial do Estado, além de termos um comércio um tanto expressivo. É através de iniciativas como esta da Alese que a gente encontra as oportunidades de negócios futuras para o desenvolvimento do Estado”.

Indústria

Presidente da Associação das Indústrias, Sandro Roberto

O presidente da Associação das Indústrias do Distrito Industrial de Socorro, Sandro Roberto, disse que “não para as Indústrias, mas também para todas as empresas do nosso município, assim como o comércio, a prefeitura tem feito um trabalho para ajudar no desenvolvimento. Esse Plano da Alese com a Fundação Dom Cabral, pelo o que estamos acompanhando, afetará diretamente e poderá estimular a geração de emprego e renda, contemplando alguns incentivos para nos ajudar a superar esta crise no pós-pandemia, atraindo ainda mais investimentos para o nosso povo”.

Sebrae

O presidente da CDL de Aracaju e diretor-técnico do Sebrae, Breno Barreto, avalia que o Plano de Desenvolvimento serve como um grande “planejamento”. “Quando você tem a condição de promover um debate ainda mais amplo sobre isto, como está sendo feito pela Alese aqui na Câmara Municipal de Socorro, eu acredito que você aumenta as chances de acerto. Em diversos segmentos o comércio é responsável pela geração de emprego e renda. Agora em julho foram mais de 700 empregos gerados e nós não podemos desperdiçar essa oportunidade para ampliar o conhecimento e atrair novos investimentos”.

Prefeitura de Socorro

Secretária Maria do Carmo Paiva

Representando o prefeito Padre Inaldo no evento, a Secretária de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro, Maria do Carmo Paiva da Silva, enalteceu a Alese e o presidente Luciano Bispo pela realização do Fórum em seu município. “Socorro é o segundo município em população no Estado e é um dos que mais cresce e se desenvolve. Deixamos de ser uma cidade dormitório e hoje abrigamos empresas importantes e grandes indústrias. Cada vez mais estamos atraindo investidores para cá e a gente espera que esse Plano nos ajude a impulsionar ainda mais esta realidade”.

Assembleia Legislativa

Fórum em Socorro foi bastante prestigiado

O coordenador do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Sergipe, Marcelo Barberino, que junto com o economista e assessor, Fernando Carvalho, fizeram a exposição técnica do PDES em Socorro, explicou que “o Plano está pronto e serve como uma base para o planejamento estratégico do município. A nossa ideia é sentar e reunir a estrutura técnica da cidade junto com os técnicos da Alese e trabalhar em cima de um plano vocacionado para aquela região específica”.

Marcelo Barberino explicou na Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro que o Plano de Desenvolvimento chega como uma resposta, para ajudar cada região a identificar suas potencialidades e como alavancar cada uma delas. “O plano é muito denso que tanto você pode analisar como um projeto de gestão quanto um projeto de investimento para a instituição privada ou para o poder Executivo. Ele traz um leque de opções para fomentar o negócio local”.

Fotos: Joel Luiz