Semana Estadual da Mobilização Social pela Educação

Publicada: 19/09/2022 às 13:59

Por Stephanie Macêdo – Agência de Notícias Alese

Na data de hoje,  19 de Setembro, o Estado de Sergipe  comemora o Dia Estadual da Mobilização Social pela Educação. A data, instituída em Sergipe por meio da Lei Estadual de nº 7.708 no ano de 2013, é uma homenagem ao educador Paulo Freire, um dos mais notórios pensadores da educação no Brasil. O objetivo do evento é mobilizar  famílias e setores da sociedade civil para melhoria da qualidade da educação.

Ainda em 2008, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) lançou o Plano de Mobilização Social pela Educação e vem estimulando, desde então, a mobilização em prol da melhoria da escola pública, tendo como foco a valorização da educação e o acompanhamento da vida escolar dos estudantes por suas famílias.

Sergipe

O Dia Estadual da Mobilização Social pela Educação passou a integrar o Calendário Oficial do Estado. De acordo com as diretrizes da Lei Estadual Lei nº 7.708, durante o período de uma semana os gestores públicos, os movimentos sociais, sindicatos, associações, organizações, organizações não governamentais (ONG) e sociedade civil organizada, devem, por meio das instâncias competentes, promover atividades com o fim de atender os objetivos da Semana de Mobilização Social pela Educação.

Entre os objetivos da lei, destaque para a importância do acompanhamento da vida escolar das crianças e adolescentes. A ideia desse ponto estratégico – que faz consonância com  o Plano Nacional de Educação (PNE) –  é  fazer com que a educação seja assumida como  responsabilidade de todos, ampliando assim  o controle social sobre o cumprimento das políticas públicas educacionais.

Ainda, mediante lei estadual, para realizações dos trabalhos, são indicados a promoção de ciclo de palestras, criação de eventos voltados à divulgação e concretização dos objetivos da mobilização pela educação,  criação de panfletos e a divulgação da Semana de Mobilização Social pela Educação nos meios de comunicação.

Paulo Freire

Educador Paulo Freire. Foto: Nova Escola

Em 2021, a Alese Instituiu o ‘Ano Cultural Educador Paulo Freire’, em homenagem ao Centenário do Educador Paulo Freire, através a sanção da Lei Estadual 8.779/2020. Foram realizadas várias conferências, produzidos vídeos, exibidos documentários e debates sobre a vida e a obra de Paulo Freire, o material foi veiculado na TV ALESE, canal 5.2.

Além de ser Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire passou a ser Patrono da Educação Sergipana, por meio da Lei 7.382/2012. A lei foi sancionada em janeiro de 2012 e prevê que todo o mês de setembro, na semana na qual o dia 19 estiver inserido – o educador nasceu neste dia – poderão ser desenvolvidas atividades pedagógicas, seminários exposições sobre as obras e a história do educador, por se tratar do dia do seu nascimento.

Paulo Reglus Neves Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, na cidade de Recife, Estado de Pernambuco, na época, uma das regiões mais pobres do país, onde logo cedo pôde experimentar as dificuldades de sobrevivência das classes populares. Graduado pela Faculdade de Direito de Recife (Pernambuco). Foi professor de Língua Portuguesa do Colégio Oswaldo Cruz  e diretor  do setor de Educação e Cultura do SESI de 1947-1954 e superintendente do órgão de 1954-1957. Ao lado de outros educadores e pessoas interessadas na educação escolarizada, fundou o Instituto Capibaribe.

Paulo Freire foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais e é conhecido principalmente pelas suas pesquisas, estudos e práticas pedagógicas, sobretudo no campo da alfabetização de adultos.

 

Episódios

Todo o material produzido para o centenário de Paulo Freire(2021) organizado pela Assembleia Legislativa de Sergipe, através da Agência de Notícias a época e Núcleo de Produção Digital, está disponível no hotsite  e na playlist ‘100 anos Pulo Freire 2021’ da emissora legislativa (TV ALESE)  no canal do YouTube, para acessar, clique aqui.

 

 

Foto: depositphotos

 

 

 

 

 

 

Outras notícias para você