Biografia Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife. Em 1943 entrou para a Universidade do Recife para cursar Direito, mas nunca exerceu a profissão, preferindo trabalhar como professor de Língua Portuguesa numa escola de segundo grau.

Em 1961, já atuava como Diretor do Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social no Estado de Pernambuco, período em que seu programa de alfabetização popular dava os primeiros passos.

O grande feito levou Paulo Freire ao cargo de Diretor do Programa de Alfabetização no Governo João Goulart, que pretendia alfabetizar 16 milhões de adultos em todo o Brasil, o que não aconteceu por conta do Golpe Militar de 1964.

Durante o Governo Militar, Paulo Freire foi preso e exilado. Durante seu exílio escreveu o livro “Pedagogia do Oprimido”, divulgado em diversas línguas. Freire só retornou ao Brasil em 1980, época na qual se filiou ao Partido dos Trabalhadores, passando a atuar como Supervisor do Programa para Alfabetização de adultos até 1986.

De 1989 a 1991, Freire foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo. Paulo Freire morre em 1997 vítima de um ataque cardíaco, deixando um importante legado para a Educação Brasileira e se tornando o pensador brasileiro mais citado em universidades da área de humanas ao redor do mundo.

Em comemoração ao Centenário de nascimento de Paulo Freire, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe instituiu 2021 ‘Ano Cultural Educador Paulo Freire’, por meio da Lei nº 8.779/20 de autoria do deputado estadual Iran Barbosa.

O Professor é Patrono da Educação Sergipana, declarado pela Lei nº 7.382/12 de autoria da ex-deputada estadual Ana Lúcia. 

A Alese preparou uma programação completa com ações ao longo do 2º semestre de 2021. A Conferência de Abertura das comemorações  ‘A Atualidade do Pensamento de Paulo Freire no Século XXI’ ocorreu de forma online, além de quatro meses redondas, com o objetivo de apresentar a trajetória do Patrono da Educação Sergipana e discutir as ideias de Paulo Freire. Em parceria com o Sesc TV, cinco documentários sobre a trajetória de Freire foram retransmitidos pela TV Alese.

A Atualidade do Pensamento de
Paulo Freire no século XXI

Prof Dr. Cristian Góes (UFS)
02.09.2021 (quinta-feira), às 10h
Plenário da Assembléia Legislativa de Sergipe

Por que Paulo Freire incomoda?

Prof. Dr. Bernard Charlot (UFS)
Profa. Dra. Sonia Meire (UFS)
Profa. Dra. Marizete Lucini (UFS)
09.09.2021, às 18h

As contribuições da Pedagogia do Oprimido

Prof. Dr. José Paulino da Silva (UFS)
Profa. Dra. Veleida Anahi da Silva (UFS)
Prof. Dr. Paulo Sérgio Marchelli (UFS)
16.09.2021, às 18h

A Pedagogia de Paulo Freire e o Debate Contemporâneo sobre Currículo

Profa. Dra. Silvana Bretas (UFS)
Profa. Dra. Marilene Batista (UFS)
Profa. Dra. Joelma Vilar (UFS)
23.09.2021. às 18h

Educação, Comunicação e Práticas

Prof. Dr. Ronaldo Linhares (Universidade Tiradentes – UNIT)
Profa. Esp. Sandra Beiju (Universidade Federal de Sergipe – UFS)
30.09.2021, às 18h

O Seu Conteúdo Fica Aqui

A formação do pensamento de Paulo Freire

As 40 horas de Angicos

O Exílio

Do Pátio do Colégio à Pedagogia do Oprimido

O Mundo não é. Está sendo.

blank