Secretária de Inclusão e Assistência faz exposição na Alese

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

Os deputados estaduais se reuniram, em ambiente virtual, na manhã dessa quinta-feira (16), em mais uma sessão remota, por conta do novo coronavírus (COVID-19), quando fizeram a oitiva da Secretária de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), Lêda Lúcia Couto de Vasconcelos, a respeito das ações de sua Pasta durante a pandemia. A autoria do requerimento de convite foi do deputado estadual Zezinho Guimarães (MDB).

A secretária iniciou a exposição agradecendo pelo convite e pela oportunidade de trazer alguns esclarecimentos. Ela também prestou solidariedade a todos os sergipanos que foram infectados com a COVID-19, na pessoa do governador Belivaldo Chagas (PSD), que confirmou ter testado positivo nessa quarta-feira (15). “A pandemia não criou as desigualdades, mas ampliou as iniquidades sociais”.

“Nós procuramos aumentar a proteção social e garantir a defesa da vida, através do engajamento da participação solidária da sociedade. Estamos dividindo a exposição em quatro grandes blocos de políticas sociais de responsabilidade da nossa Pasta. O primeiro deles de Inclusão e Direitos Humanos, porque somos responsáveis por alguns grupos vulneráveis; Assistência Social; Inclusão Produtiva e Cidadania; e Segurança Alimentar e Nutricional”, explicou a secretária.

Lêda Lúcia ressaltou para os deputados sobre as políticas de monitoramento e controle social, além da necessidade de se elevar a consciência sanitária da sociedade. Para ela o reconhecimento das políticas públicas é importante porque se as pessoas souberem como se proteger, já ajudará bastante. “Cestas básicas e enxovais são atribuições dos municípios. Cabe ao Estado o cofinanciamento, coordenação da alta complexidade, prestação de apoio técnico, capacitação e educação permanentes”.

No enfrentamento da pandemia ela falou ainda da implantação do Cartão Mais Inclusão (CMAIS) que consiste no repasse mensal de um auxílio de R$ 100 para famílias de baixa renda, devidamente cadastradas pela SEIAS e que já não estejam contempladas em outros programas sociais. “Desde abril as pessoas começaram a receber este cartão que é um programa de transferência de renda, na aquisição de gêneros alimentícios, na rede credenciada pelo Banese. São famílias com renda per capita até R$ 89 e nós estamos ofertando uma ajuda para quem está na condição de extrema pobreza”.

A secretária destacou a importância social do Restaurante Padre Pedro para os grupos vulneráveis, com alimentação de qualidade, além do fornecimento de álcool 70º e máscaras para as casas de apoio e comunidades vulneráveis. Ela registrou o programa social “Solidarize-se” e a campanha “Cuidando de quem Cuida”. “O máximo que podemos fazer, estamos fazendo, mas não estou satisfeita. Estamos buscando aprimorar nossas ações. Peço que os deputados olhem com carinho o sistema de assistência social do nosso Estado”.

Foto: Júnior Ventura