logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Psicólogos da Alese realizam palestra sobre saúde mental no auditório Francisco Passos

Psicólogo Ronaldo Rodrigues fala sobre depressão no dia 28.

A palestra que acontecerá no dia 28, faz parte da programação da Escola do Legislativo dentro da Campanha Janeiro Branco do órgão.

Por Fernanda Queiroz (Assessora de Comunicação/Elese)

Para alertar sobre a importância de cuidar da saúde mental e facilitar ao máximo a compreensão sobre os processos que envolvem não só a mente, mas também o corpo, os psicólogos da Alese, Lucas Magalhães e Ronaldo Rodrigues apresentarão a palestra “Cuidados com a saúde mental”, na próxima terça-feira (28) no auditório Deputado Francisco Passos da Escola do Legislativo, para servidores e população em geral. O evento começará às 8h.

A atividade faz parte da campanha Janeiro Branco da Alese, instituído pela Lei nº 8.257/2017 de iniciativa da ex-deputada Ana Lúcia (PT/SE). O mês é dedicado à realização de ações educativas para a difusão da importância da prevenção da saúde mental. A faxada da Assembleia está com a iluminação branca em alusão à campanha.

Entre os convidados da palestra também está o presidente do Sindicato dos Servidores da Alese (Sindalese) Antônio Geraldo, e a porta-voz voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV Sergipe) Silvia Maria Aquino.

Os psicólogos vão tratar de dois assuntos: práticas de saúde mental no ambiente de trabalho e a depressão. O psicólogo Lucas Magalhães traz uma abordagem sobre questões de prevenção. “É importante prestar atenção nos sentimentos e emoções, e como a gente se relaciona com as outras pessoas. Isso só é possível em um processo de conscientização sobre a nossa conduta diária”, explica Magalhães.

A depressão é considerada o “Mal do século XXI” e pode acontecer por diversos motivos, como o luto, depressão química ou até uma separação amorosa. O psicólogo Ronaldo Rodrigues diz que as pessoas confundem essa doença psicológica com o sentimento de tristeza, e somente com um diagnóstico é possível determinar as condições da pessoa. “A pessoa que sofre desta doença psicológica passa por um conflito de vida e imagina que sua vida não tem mais valor. Um sintoma da depressão, por exemplo, é a perda da coloração da pupila do olho”, acrescenta Rodrigues.

[ Outras notícias: Alese faz adesão ao Janeiro Branco ]

Campanha Janeiro Branco: Confira dicas para cuidar da sua saúde mental

Janeiro branco tem o principal objetivo de discutir a saúde mental. Idealizado em 2015 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, o projeto convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate sobre o tema em todos os espaços.

O começo do ano pode gerar ansiedade pelo desejo de cumprir as metas dos 12 meses seguintes e frustração por não ter cumprido todas do ano anterior. Além disso, costuma ser um período de muita reflexão. Cada pessoa pode buscar meios de cuidar da própria saúde mental, seja fazendo terapia ou atividades que propicie bem-estar.

Como pequenas mudanças de hábitos podem contribuir para uma saúde mental plena:

1. Durma de 7 à 9 horas por dia.
2. Faça exercícios físicos regularmente.
3. Procure ajuda profissional.
4. Cultive momentos especiais.

Serviço
Palestra “Cuidados com a saúde mental”
Data: 28/01/2020 (terça-feira)
Horário: 8h às 10h
Local: Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (Palácio Fausto Cardoso – Praça Fausto Cardoso, Centro – Aracaju/SE)

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo