logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Procuradoria da Mulher da Alese discutiu estratégias para a prevenção e detecção precoce do câncer na mulher

Por Assessoria da Parlamentar

Na noite de ontem, 13 de outubro, aconteceu o Fórum On-line: Estratégias para prevenção e detecção precoce do câncer na mulher. O evento foi uma realização da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe, que tem a frente a deputada estadual Goretti Reis (PSD) e é coordenada por Rosimeire Santos. Na ocasião, o tema foi debatido por especialistas de Sergipe, São Paulo e Rio de Janeiro. A mediação ficou por conta da médica mastologista, de Sergipe, Dra. Paula Cristina Saab. O Fórum fez parte da programação do Outubro Rosa.  

Foi um evento onde os especialistas apresentaram os cuidados e as formas de prevenção dos diversos tipos de cânceres. A nutricionista oncológica, do Rio de Janeiro, Dra. Patrícia Arraes ressaltou a importância de uma alimentação saudável e balanceada. Enfatizou que 30% dos cânceres podem ser evitados com uma boa alimentação e 10% deles, com atividade física. “Sobrepeso e obesidade são importantes fatores causais para cânceres femininos, de colo de útero e reto.  Temos na vacina do HPV, uma grandiosa possibilidade, de daqui há alguns anos, não termos mais o câncer de colo de útero. Parabéns pela iniciativa do Outubro Rosa, principalmente por abraçar a mulher como um todo. Ver a mulher como um ser integral e não pensar só na mama. Uma bandeira muito importante de se levantar” disse a nutricionista.  

Fórum foi marcado por debate enriquecedor

A médica ginecologista, de Sergipe, Dra. Carmem Luiza Leite enfatizou a importância do uso de contraceptivo. Alertou para os perigos do uso sem orientação médica. “É preciso fazer uso com um controle médico, clínico. Isso é fundamental. Os estudos mostram que existe sim um aumento de risco relativo para o câncer, mas em nossa sociedade, vejo a necessidade de se usar a pílula, até para não causar problemas maiores e mais graves, como a gravidez precoce em meninas de 13 ou 15 anos”, explicou Dra. Carmem que chamou a atenção também para a importância de meninos e meninas se vacinarem contra o HPV e para a realização dos exames anualmente.  

A mastologista, de São Paulo, Dra. Fabiana Baroni Alves Makdissi destacou a importância de toda mulher conhecer seu corpo. “Chamar algo de autoconhecimento, isso não tem idade. Conhecer seu corpo cabe para qualquer um. Esse é o primeiro ponto. O segundo é quando você tem uma alteração na mama e você chama a atenção disso. Você consegue transformar esse sinal de alerta numa consulta médica. E daí sim, saber o que é. Não gosto muito dessa questão de autoexame. Quando coloca exame, é algo que deve ser feito pelo médico, por um profissional habilitado. Por isso prefiro chamar de autoconhecimento. E quem deve ter esse autoconhecimento? Todas as mulheres. Independente da faixa etária”, explicou Dra. Fabiana. 

A procuradora da Mulher, deputada Goretti Reis parabenizou a organização do evento, em especial as participantes que abrilhantaram o fórum, e principalmente os temas abordados. “O que as médicas explicaram, fará a diferença na vida das pessoas. Despertou nas mulheres a necessidade dos cuidados e da busca por apoio médico para uma detecção precoce de câncer, para se fazer o tratamento adequado. Aqui podemos entender que a prevenção também se dá com uma boa alimentação e a prática de atividade física.  Não podemos descuidar. Mesmo com a vida corrida, os cuidados com a saúde são fundamentais. Foi um evento muito rico. Obrigada a cada uma das participantes. Obrigada pela parceria da TV Alese, pela transmissão em suas redes sociais. Uma contribuição que levou o evento para muitas pessoas”.   

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo