Presidente Luciano Bispo concede entrevista na FAN FM de Aracaju

Por Habacuque Villacorte

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), foi entrevistado, no início da manhã dessa segunda-feira (30), na FAN FM de Aracaju, pelo radialista Narcizo Machado, quando falou sobre diversos assuntos, dentre eles da relação harmoniosa que a Alese mantém com os demais Poderes constituídos e com os órgãos fiscalizadores. Luciano também destacou o início das apresentações, em cidades do interior, do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Sergipe (PDES), 2020-2030, em parceria com a Fundação Dom Cabral.

Questionado sobre o governo Belivaldo Chagas (PSD), o presidente da Alese enalteceu o estilo “sincero e honesto” do chefe do Executivo, pontuando que “Belivaldo assumiu o governo com grandes desafios e enormes dificuldades. Conseguiu avançar em vários pontos, está botando para andar a recuperação das rodovias estaduais, está colocando as finanças em dia, os fornecedores estão recebendo de forma regular e, na sexta-feira (27), inaugurou o Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV)”.

O deputado deu ênfase para esta obra porque ela preserva a autoestima das pessoas, garantindo cidadania, autonomia e acessibilidade para as pessoas com deficiência de Sergipe. “Estamos todos encantados com os exemplos de superação nos Jogos Paraolímpicos do Japão. Vendo todos aqueles atletas superando os traumas, as dificuldades impostas. São verdadeiros vencedores! Esse tipo de investimento que o governo de Sergipe faz é algo impagável e é digno do nosso reconhecimento”, destacou o presidente da Alese.

Deputado Luciano Bispo

Ainda na entrevista Luciano Bispo encerrou a polêmica em torno das remunerações do governador, da vice-governadora e dos deputados estaduais. “Não houve um centavo de aumento. Por uma decisão do Supremo, todas as Assembleias do Brasil tiveram que apresentar uma lei para normatizar isso, estabelecendo o valor das remunerações do governador, vice e dos parlamentares. Os deputados não têm reajuste desde 2014. É o mesmo salário”, disse, destacando realizações de sua gestão, como o concurso público, com mais de 40 mil inscritos e sem nenhum questionamento.

O deputado deu ênfase ainda a relação harmoniosa que a Assembleia Legislativa mantém com os demais Poderes constituídos e com os órgãos fiscalizadores, além dos sindicato dos servidores da Casa. “Nós atendemos a todas as recomendações, organizamos a Alese para que ela entrasse em um novo momento, temos uma relação muito exitosa com os servidores. É evidente que a classe política fica mais próxima do povo e mais exposta, acaba recebendo elogios e críticas, mas o nosso papel na presidência é manter o equilíbrio nas discussões entre os pares e a boa relação com os Poderes”.

Por fim, o presidente da Assembleia anunciou o início de algumas apresentações do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Sergipe pelo interior do Estado, iniciando esta semana na Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro. “A nossa ideia é levar ao conhecimento das pessoas a importância desse plano. Vamos percorrer de 8 a 10 municípios sergipanos, com algumas audiências e, lá na frente, queremos promover um grande encontro, com políticos e empresários, na Alese”, disse, enaltecendo, também, o trabalho desenvolvido pela Universidade Federal de Sergipe.

Foto: Neu Fontes