Presidente da Comissão de Saúde, Janier Mota, se reúne com secretário de Estado da pasta

Por Ascom Parlamentar

Nesta quarta-feira (17), a deputada estadual Janier Mota se reuniu com o secretário de Estado da Saúde (SES), Valberto Lima. Durante a visita, a parlamentar levou demandas tanto da capital, quanto dos hospitais regionais nos demais municípios sergipanos.

O secretário, que estará prestando contas na Assembleia Legislativa de Sergipe, na próxima semana, do último quadrimestre de 2018, respondeu alguns dos principais questionamentos do povo de Sergipe. Um deles foi a respeito da necessidade de uma máquina de ressonância no HUSE. “Já temos tanto esse aparelho, como também um tomógrafo de última geração. Estamos somente esperando a adequação da rede elétrica, para que possa suportar a carga desses equipamentos”, disse.

Outro ponto amplamente debatido, levado por Janier Mota, foi a necessidade urgente de contratação de mais profissionais da saúde. “Aumentando o quantitativo de pessoal, é possível atender mais pessoas, com menos tempo e mais qualidade. Essa é uma demanda imediata”, afirmou.

Em resposta, Valberto Lima já adiantou que um novo Processo Seletivo Simplificado (PSS), deverá sair em meados de maio/junho. “Tivemos uma experiência em 2018 que não nos ajudou em nada. Já neste ano, fizemos outro PSS para atender as necessidades de alguns hospitais regionais, – o de Glória foi um deles – mas os profissionais que foram aprovados não demonstram tanto interesse e acreditamos que tenha sido por conta do valor salarial, algo que queremos corrigir no próximo. Queremos também dar mais oportunidades aos profissionais de saúde recém-formados”.

Janier Mota também questionou sobre o pagamento da dívida que a saúde estadual, tem com o município de Itabaianinha e, segundo o secretário Valberto, um grande quantitativo já foi pago. “Estamos agora esperando mais recursos, para quitarmos o restante”, respondeu.

No tocante ao Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, o principal do sertão sergipano, Janier solicitou novamente a melhoria na refrigeração local. “Quando visitamos a unidade, no último dia 11 de abril, notamos o calor na área da recepção e os pacientes também me trouxeram essa reclamação. Mas o secretário já me informou que isso está sendo resolvido e em breve teremos ar-condicionado no local”, pontuou a parlamentar.

Hospital do Câncer de Sergipe

A deputada Janier aproveitou a ocasião e questionou sobre o andar das obras do Hospital do Câncer de Sergipe. “Nossa população tem cobrado veementemente esse hospital e estou confiante que, na gestão de Belivaldo Chagas, isso será priorizado”.

Segundo o diretor de planejamento da SES, Davi Fraga, a obra está em fase de revisão dos projetos e redimensionamento da parte arquitetônica. “O projeto inicial contava com 27 mil m² e nós percebemos que conseguiríamos redimensionar para 17mil m², com os mesmos serviços e a mesma qualidade, ou seja, menos custeio, um gasto mais responsável do dinheiro público”, explicou.

Articulação da rede de urgência de Sergipe

O médico da rede estadual de urgência, Rodrigo Araújo, que também esteve presente na reunião, falou da necessidade de uma pessoa técnica coordenando a articulação entre o HUSE, hospitais regionais e SAMU. “Como o secretário nos ouviu atentamente e se mostrou interessado em resolver as demandas, levamos essa necessidade urgente. Ele nos afirmou que já existe essa pessoa, mas até o momento, não notamos um trabalho de fato eficiente, neste quesito. Esperamos que isso seja melhor acordado nesta nova gestão”.

Em resposta, Valberto Lima se comprometeu com a situação. “Temos o médico regulador para todos os hospitais, que é uma pessoa de pulso para fazer a toda a articulação da rede de urgência estadual. Acredito que o que possa estar havendo é uma falha na comunicação entre os demais profissionais e esse regulador, algo que vamos nos reunir com as equipes para solucionar”, pontuou.

Ao final da reunião, Janier Mota se disse confiante. “Estou certa de que a saúde do Estado está em boas mãos, mas continuarei atenta e fazendo as cobranças necessárias”, finalizou.

Foto: Breno Couto