logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

PEC pode extinguir votação secreta para vetos governamentais

Projeto elaborado por Georgeo Passos quer compatibilizar a Constituição de Sergipe com o texto da Constituição Federal

 

Uma Proposta de Emenda à Constituição quer lançar luzes sobre a análise de vetos governamentais na Assembleia Legislativa. A PEC número 02/2016, de autoria do deputado estadual Georgeo Passos (PTC), pretende modificar o §4º do artigo 64 da Constituição Estadual, tornando aberta a votação dos vetos.

Atualmente, o texto da Constituição diz que “o veto será apreciado em sessão plenária na Alese (…) só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos seus membros, em escrutínio secreto”. Desta forma, não é possível saber qual parlamentar votou a favor ou contra a decisão do Governo. A PEC propõe que a apreciação dos vetos aconteça de maneira nominal – ou seja, às claras.

Segundo o autor da proposta, a intenção é compatibilizar a Constituição Estadual com o que o rege a Constituição Federal. “A Constituição Brasileira diz que a votação de vetos tem que ser aberta, levando em conta que é uma matéria de reprodução obrigatória”, explicou Georgeo Passos. Além disso, a proposta visa dar transparência às ações do Legislativo.

“É importante que a população acompanhe as decisões tomadas pelos parlamentares – e os vetos governamentais estão incluídos nessa seara. Assim sendo, a votação nominal é uma escolha adequada antes da deliberação sobre qualquer projeto. Esperamos que a PEC tenha andamento tão logo seja possível”, completou Georgeo.

 

Por Ascom Parlamentar Dep. Geogeo Passos 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo