logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Maria Mendonça sugere criação da rota turística Caminhos de Itabaiana

Por Assessoria da Parlamentar

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) protocolou Moção de Apelo endereçada ao secretário de Turismo, Sales Neto para que adote as medidas necessárias objetivando a viabilidade financeira de ordem legal e jurídica para a implementação da rota turística Caminhos da Serra da Itabaiana, tal qual foi idealizado e apresentado pela aluna do Curso de Mestrado do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ellen Monique Carvalho Fonseca, em parceria com os professores do referido programa de pós-graduação profissional da instituição.    

Maria lembrou que o Governo encaminhou para a Assembleia Legislativa três projetos criando, respectivamente, a Rota da Farinha, a Rota do Baixo São Francisco e a Rota do Litoral Sul. Em todos, o Executivo fica autorizado a celebrar parcerias com universidades, entidades do terceiro setor e iniciativa privada a fim de apoiar as atividades dessas rotas.

“O que estamos propondo é uma opção pautada nos segmentos do ecoturismo e turismo rural, como alternativa às rotas dos eixos sol e mar já existentes, ampliando as possibilidades para os turistas que visitam o nosso Estado”, disse Maria Mendonça, observando que ampliar as alternativas é uma forma de consolidar o turismo e ampliar a geração de emprego e renda, elementos que impactam diretamente na economia e no desenvolvimento, não só da localidade, mas, de todo o Estado.

A deputada ressaltou que a rota turística Caminhos de Itabaiana, proposta por Ellen Monique, que preside a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), possui potencial turístico a ser explorado de forma sustentável e poderá contribuir, entre outras coisas, com a empregabilidade e com a atração de novos investimentos.

Pela proposta, a rota se inicia no Parque dos Falcões, em Itabaiana, onde os visitantes poderão conhecer o funcionamento, alojamento dos pássaros e etc. Os interessados poderão fazer trilha pela Serra de Itabaiana, acompanhados por monitores do Parque; seguir para uma visitação à cooperativa de beneficiamento da castanha de caju, acessando todas as etapas; visita à feira cultural Luiz Gonzaga e feira livre de Itabaiana, visitação aos poções da ribeira, quando os turistas poderão tomar banho, antes de retornar a Aracaju.

 “Esse é um projeto que muito beneficiará o município de Itabaiana e o desenvolvimento turístico do nosso Estado”, reconheceu Maria, ressaltando que a Moção já foi protocolada e aguarda apreciação dos colegas parlamentares.   

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo