Maria Mendonça ratifica preocupação com estruturas de pontes

Por Assessoria de Imprensa

Ao ratificar a sua preocupação com as condições de pontes em vários municípios sergipanos, inclusive na capital, a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) voltou a defender que Corpo de Bombeiros e Defesa Civil vistoriem as atuais estruturas para evitar desastres.

“Ontem, assistimos a denúncia de um telespectador, exibida pela TV Sergipe apontando rachaduras em parte da estrutura da ponte da Coroa do Meio. Uma situação séria e preocupante”, disse Maria, que está de licença médica em virtude de ter sido submetida a um procedimento cirúrgico.

Ela lembrou que desde 2005 está em vigor a Lei 5.713, fruto de um projeto do então deputado Jorge Araújo que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de perícia anual, com a apresentação do respectivo laudo técnico, em pontes e viadutos das estradas estaduais de Sergipe.

Na Assembleia Legislativa tramita a Indicação 02/2020, através da qual Maria sugere que o Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil realize vistorias, conservação e gestão de pontes no Estado de Sergipe.

“Através das nossas redes sociais ou em nosso gabinete sempre recebemos alertas sobre a fragilidade de algumas pontes. As pessoas que nos procuram temem uma tragédia que, se houver, afetará não só moradores, mas transeuntes que circulam pelo Estado”, afirmou.

Em sua propositura, Maria lembrou que nos últimos anos as mudanças climáticas têm provocado desastres naturais de grandes proporções em todo o mundo e muitos deles vinculados às questões de aspectos hídricos, como as enxurradas e as secas. Ela ressaltou que, em Sergipe, as últimas chuvas geraram inundações e interdições de pontes.

No seu entender, a ausência de políticas e estratégias voltadas para a manutenção das obras públicas nas três esferas (federal, estadual e municipal), faz com que, de forma equivocada, os órgãos responsáveis pelas obras se preocupem, apenas, com a execução, sem se ater a necessidade de conservação.