logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Maria cobra regularização de repasses para maternidade de Itabaiana

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) expôs, nesta terça-feira (17), sua preocupação com o futuro da assistência materno-infantil em Sergipe. Durante aparte ao pronunciamento da colega deputada Silvia Fontes, na sessão plenária da Assembleia Legislativa, a parlamentar cobrou a regularização dos repasses da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a Maternidade São José, no município de Itabaiana. “O que se espera é que o Estado cumpra aquilo que foi consensuado na audiência da qual participamos no Ministério Público”, explicou.

Maria Mendonça lembrou que o problema se arrasta há dois anos e, à época, foi pactuado junto ao MPE um repasse mensal da SES no valor de R$ 100 mil, mas os recursos não estão sendo transferidos mês a mês. “A maternidade não pode negar o atendimento e, muitas vezes, chega a ficar superlotada, mas está numa situação difícil porque não tem condições financeiras de bancar a estrutura que precisa para atender a demanda”, pontuou a parlamentar, ressaltando que “a unidade atende a 14 municípios da região agreste, realizando mais de 300 partos por mês”.

Caso os atrasos persistam, advertiu Maria, “a maternidade corre o risco de ser obrigada a fechar as portas, agravando ainda mais a situação da rede materna do Estado”. A deputada apelou, mais uma vez, à sensibilidade do governador Belivaldo Chagas no sentido de garantir que os repasses ocorram de forma ininterrupta. “É preciso que haja regularidade mensal nos pagamentos porque é preciso honrar os salários dos trabalhadores, comprar materiais e insumos para a manutenção do bom atendimento que a Maternidade São José tem prestado às parturientes sergipanas ao longo de quase seis décadas”, completou Maria Mendonça.

Por Assessoria Parlamentar

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo