logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Maria cobra a garantia de direitos dos professores da rede pública estadual

Ao participar de audiência pública com o secretário estadual da Fazenda, Josué Modesto Subrinho, na manhã desta segunda-feira, a deputada estadual Maria Mendonça (PP) levantou algumas preocupações relativas a área da educação. Ela observou, por exemplo, que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) projetou uma retração de R$ 1,39 milhão nos repasses do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para Sergipe, este ano. “O cenário projetado pela STN deve deixar o governo em estado de alerta”, frisou a parlamentar.

Ela ressaltou ainda que, até agora, o governador Jackson Barreto não sinalizou a respeito da garantia dos direitos dos profissionais, o que pode provocar uma reação dura por parte dos professores, a exemplo do que ocorreu ano passado, cuja greve prolongada ainda traz consequências, sobretudo, para a classe estudantil, pois muitas escolas ainda não concluíram o ano letivo de 2016. “Essa retração do Fundeb é algo que nos deixa bastante preocupada”, afirmou.

A deputada lembrou que os professores já apontam para a possibilidade de uma nova greve porque têm visto os seus direitos desrespeitados. “Houve um reajuste do salário-base dos professores da ordem de 6,74%; vários municípios têm feito esforço para honrar esse compromisso, mas o governo ainda não sinalizou nessa perspectiva”, afirmou.

Maria ressaltou que o governador Jackson Barreto precisa garantir os direitos dos professores para evitar alguns transtornos, a exemplo de uma nova paralisação. “Os professores têm o direito de lutar e o governo precisa fazer a parte que lhe cabe para evitar mais prejuízo, sobretudo, para a classe estudantil”, defendeu a deputada.

Para ela, o governo precisa planejar os quatro anos de gestão. “É obvio que ajustes podem ser necessários em alguns momentos dada a necessidade de realinhamento das ações, mas o que nós observamos é que, neste governo, a saúde, a educação e a segurança não são prioridades. Compreendemos que são áreas essenciais e que devem ser priorizadas, afinal, estamos lidando com vidas”, frisou Maria.

Atuação

Ao destacar a importância da indicação de Josué para ocupar a pasta da Fazenda, Maria ressaltou o trabalho do secretário à frente da reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), dando importante contribuição aos sergipanos.

“Fiquei contente com a chegada de Vossa Senhoria à Secretaria da Fazenda, pois como professor, tende a fazer reflexões dos atos que adota, buscando apontar os problemas e as consequentes soluções”, afirmou a deputada.

A audiência da qual o secretário participou atende a uma recomendação constitucional. Na Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Legislativa, ele expôs os números financeiros do Estado relativos ao último quadrimestre de 2016.

 

Da Assessoria do Parlamentar

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo