Maria apela aos parlamentares federais que votem PL que regulamenta profissão de motorista de aplicativo

Por Assessoria Parlamentar

No que depender da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), os motoristas de aplicativo terão sua profissão regulamentada. Neste sentido, a parlamentar protocolou na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), duas Moções de Apelo: a primeira endereçada à bancada federal sergipana e a segunda, às presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, bem como aos líderes partidários,  para que votem favorável ao PL 2061/2021, do Deputado Federal Vicentinho (PT/SP), que visa regulamentar a profissão da categoria.

“O trabalho, ofício ou profissão é livre, desde que atendida à qualificação profissional que a lei estabelecer. É isso que está escrito no artigo 5º, inciso 13 da nossa Constituição”, enfatizou Maria, ao ressaltar que os motoristas de aplicativos são de suma importância para o país e para os Estados. “Muitas pessoas já se habituaram a utilizar esses serviços que podemos até considerar essencial nos dias de hoje”, frisou.

No seu entender, regulamentar a profissão é ofertar à população maior conforto e credibilidade, além de garantir segurança jurídica, também, a esses pais e mães de família que utilizam os seus veículos para ter o próprio sustento, mas dependendo exclusivamente das regras das grandes empresas detentoras das tecnologias dos aplicativos.

“Para além de estabelecer direitos e autonomia, aprovar o PL significa a garantia de um teto salarial justo, que trará dignidade a esses profissionais, que muitas vezes estão totalmente desamparados e sem a mínima segurança. Para nós, não há dúvidas de que regulamentar a profissão é uma medida de reconhecimento e respeito para com eles”, observou Maria Mendonça.

Foto: Assessoria Parlamentar