Luciano Pimentel apoia 7ª Semana Aracaju Acessível

Por Ascom Parlamentar

Nesta quinta-feira, 5, o deputado estadual Luciano Pimentel recebeu, em seu gabinete, o vereador Lucas Aribé, idealizador da Semana Aracaju Acessível. O evento, que está na sétima edição, terá como tema “A Arte de Incluir” e acontecerá entre os dias 15 e 22 de setembro, na capital sergipana.

O encontro, promovido desde 2013, colocará em debate a necessidade de estabelecer práticas inclusivas nos espaços de cultura, esporte, lazer e turismo. Dentro da programação, criada com base no Capítulo IX da Lei Brasileira de Inclusão, está inserido um seminário que será realizado no dia 17 e abordará diversas temáticas relacionadas à acessibilidade, a exemplo do turismo adaptado.

“Precisamos estar preparados para recepcionar bem todos os turistas. Para isso, é fundamental que os pontos turísticos e estabelecimentos comerciais do Estado garantam às pessoas com deficiência a mesma oportunidade de vivenciar as experiências que Sergipe tem a oferecer”, destaca Luciano Pimentel.

Parceria

De acordo com Lucas Aribé, um dos palestrantes do seminário será Ricardo Shimosakai, fundador da empresa Turismo Adaptado, que atua na promoção da acessibilidade e da inclusão no lazer e turismo para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e necessidades específicas.

“Essa palestra apresentará um diagnóstico de Aracaju no que diz respeito às potencialidades do turismo adaptado e a forma que ele pode ocorrer na cidade, mostrando as possibilidades de investimentos na área, pois sabemos que ainda não há uma ação significativa no município”, explica.

Para Aribé, neste ponto o apoio do deputado Luciano Pimentel, atual secretário de Turismo e Desenvolvimento Social da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), pode contribuir para mudar essa realidade.

“Buscamos a parceria com o deputado uma vez que ele passou a ocupar essa função de suma importância na Unale e por ter a oportunidade de, através desse novo posto, expor a demanda trazida pelo consultor para que possamos viabilizar algum investimento no setor”, considerou.

Segundo o vereador, muito se fala da acessibilidade em relação à parte estrutural e arquitetônica, porém, ela tem possui várias dimensões como a atitudinal, que é a maneira como nos relacionamos com as pessoas. A proposta da 7ª Semana Aracaju Acessível é justamente ampliar esse olhar sobre o assunto.

Entre as variadas atividades que englobam o evento estão o passeio ciclístico “Pedalando Sem Barreiras”, o encontro da rede de leitura inclusiva, um desfile de moda e a realização de uma sessão especial em homenagem ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, que ocorrerá na Câmara Municipal de Aracaju.

Foto: Edu Almeida