Luciano Bispo concede entrevista para a XODÓ FM

Por Habacuque Villacorte

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), foi entrevistado no início da tarde dessa segunda-feira (12), por telefone, pela REDE XODÓ FM, quando respondeu a diversos questionamentos dos radialistas Eduardo Carvalho e Welder Ban, com destaque para o Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Sergipe (PDES) 2020-2030, uma iniciativa do Poder Legislativo em parceria com a Fundação Dom Cabral, que foi apresentado na semana passada para o Governo do Estado.

Luciano explicou que a intenção da Alese e de todos os parlamentares e técnicos do Poder Legislativo é contribuir para o desenvolvimento do Estado, auxiliando o governo atual e os que virão na geração de emprego e renda para o povo sergipano. “Nós estamos discutindo o presente e projetando o futuro. Foi pensando desta forma que a Alese, em conjunto com a Fundação Dom Cabral, construiu esse Plano de Desenvolvimento. Há o interesse de todos em ajudar, em contribuir de alguma forma com o nosso Estado”.

O presidente da Alese disse que não havia momento melhor para a apresentação desse Plano com a tendência de queda dos registros de novos infectados e mortos pela covid-19. “Os índices da pandemia começam a cair no nosso Estado e nós temos uma perspectiva de muitas dificuldades nessa retomada da economia. Como o horizonte ainda é incerto, nossos técnicos estão preocupados e nós temos que buscar respostas, os melhores meios para enfrentarmos a crise. Para isso veio esse Plano, ouvindo diversos setores da nossa economia”.

Vacinação

Luciano Bispo avaliou positivamente a gestão do governador Belivaldo Chagas (PSD) e dos prefeitos municipais no processo de imunização do povo sergipano contra a covid-19, mas enfatizou que houve muita demora por parte do governo federal. “Muito poderia ter sido evitado se lá atrás as coisas tivessem andado mais rápido. O Estado e os municípios estão cumprindo com suas obrigações, mas todos nós sabemos que a vacinas para chegarem depende da ação do presidente da República”.

Trabalhos presenciais

O deputado também comentou sobre a volta do ensino presencial às escolas, públicas e privadas, após a vacinação de quase todos os profissionais de educação e anunciou a volta dos trabalhos presenciais no plenário da Alese, já para o próximo mês de agosto. “Ainda vamos verificar como as coisas vão proceder, vamos estudar com os nossos técnicos, mas já queremos retomar os trabalhos presencias a partir de agosto”.

Luciano explicou que a Casa tem tomado todas as preocupações necessárias, atendendo a todos os protocolos sanitários para a preservação dos parlamentares e dos seus servidores em geral. “Eu fiquei acometido, assim como outros colegas deputados e servidores. Todos são bem-vindos à Alese, inclusive a imprensa, mas essa retomada será feita com absoluta segurança. Aos poucos as nossas atividades vão voltando à normalidade”.