Luciano aprova gestão de Belivaldo no combate à pandemia

Por Habacuque Villacorte

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), foi entrevistado, na manhã dessa terça-feira (9), na RIO FM, pelos jornalistas Priscila Andrade e André Barros, quando defendeu a gestão do governador Belivaldo Chagas (PSD) no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Para Luciano o chefe do Executivo “agiu com firmeza” e “com a razão”, para conseguir manter a Saúde sem riscos de colapsos.

Questionado na entrevista sobre os governos de Jackson Barreto (MDB) e Belivaldo Chagas, Luciano Bispo disse que é preciso entender e respeitar o estilo de cada um. “São dois grandes amigos que possuem estilos diferentes. Eu, particularmente, torço e acredito que Belivaldo vai conseguir cumprir todo o seu mandato e vai liderar o nosso agrupamento político na sucessão estadual do próximo ano. Seu Direito é muito bom, eu sou um homem de grupo e espero que ele termine seu mandato”.

Luciano Bispo revelou para os jornalistas que o governador sofre muito com a desobediência das pessoas em não respeitar as regras de isolamento social. “Quando aumenta o número de mortos, de infectados, a cobrança cai no governador e em sua equipe de trabalho. Belivaldo lutou muito e agiu com firmeza para controlar a situação, para que Sergipe ganhasse tantos novos leitos de UTI. Ele vem fazendo uma grande gestão no combate à pandemia e o Estado já vai começar a pagar sua folha em dia”.

Ponto facultativo

Sobre a decisão do governador de Sergipe de cancelar os pontos facultativos, durante o período de Carnaval, Luciano Bispo disse que “eu tenho dito sempre que Belivaldo agiu com a razão e não com o coração. Se ele dá o ponto facultativo, já tinha bloco de Carnaval sendo organizado em plena pandemia! Ele optou por seguir a decisão da maioria dos governadores dos outros Estados em relação aos festejos. Ele apenas acompanhou os demais”.

Polêmica com o PT

Luciano Bispo também respondeu a questionamentos políticos na entrevista, dentre eles, a recente polêmica declaração do governador envolvendo o Partido dos Trabalhadores. “Em minha avaliação, Belivaldo foi muito sincero. O PT tem que decidir se é governo ou não! Se não é, entrega os cargos e vai embora! Eu defendo a unidade do grupo, mas não sou favorável vendo o PT lançando candidaturas próprias contra nós, como aconteceu em Aracaju, em Itabaiana e em outras cidades”.

Definição da chapa

A sugestão do presidente da Alese, e sob a coordenação do governador, é que o agrupamento sente e discuta sobre o processo de 2022, ouvindo todos, mas apresentando a chapa majoritária já em meados de setembro ou outubro deste ano. “Vamos conversar, ouvir a opinião de todos e tentar um consenso. Isso tudo com o comando do governador, mas eu defendo que os candidatos sejam apresentados e definidos em Setembro. Quem quiser fica, quem não quiser sai! Eu sou contra esperar até Março do próximo ano”.

Futuro político

Ainda na pauta política, os entrevistadores questionaram a Luciano Bispo sobre seu futuro político e ele voltou a colocar que a decisão partirá do agrupamento. “Sou um homem de grupo. Estou pronto para disputar qualquer cargo, seja ele qual for! Fui prefeito de Itabaiana por 16 anos, estou na presidência da Assembleia Legislativa, já fui ex-prefeito e ex-deputado. Já vivi muita coisa e confesso que não tenho receio de disputar cargo algum. E se for o entendimento do grupo, eu disputo a reeleição, sem problemas, naturalmente”.