Live: Maria Mendonça discute participação da mulher na política e empoderamento feminino

Por Assessoria da Parlamentar

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) e a advogada Criminalista, Valdilene Martins realizam hoje (20) uma Live para discutir a participação da mulher na política e o empoderamento feminino. A transmissão será pelo perfil da parlamentar, @mariamendonca.se, às 19h.

“Já passou da hora de assumirmos o lugar que é nosso por direito”, disse Valdilene, lembrando que a população feminina é a maior do pais, bem como é a maioria do eleitorado. “É extremamente importante a participação da mulher nos espaços de poder e decisão”, completou.

Para Maria Mendonça – em cujos mandatos sempre priorizou a questão de gênero – a discussão proposta para a Live de hoje é mais do que oportuna, especialmente, por conta do momento político-eleitoral, onde as mulheres devem se colocar como partícipes do processo. Ela ressaltou que apesar da cota estabelecida pela Justiça Eleitoral para que os partidos garantam, pelo menos, a participação de 30% de mulheres entre os candidatos a cargos eletivos, muitas enfrentam dificuldade.

“Essa participação deve ocorrer não só na política partidária, mas em tudo: nas Associações de bairro, nos Conselhos, nas Universidades e em qualquer outro campo, porque as mulheres são capazes de exercerem qualquer atividade”, disse Maria, que está no sexto mandato como deputada e foi prefeita de Itabaiana, o município onde nasceu e reside desde então.

No seu entender, garantir o empoderamento é oportunizar à mulher exercer a sua cidadania em plenitude. Nesse sentido, ao longo dos seus mandatos, Maria apresentou diversas proposituras na Assembleia Legislativa. Uma delas é o Projeto de Lei, já sancionado pelo Governo, criando uma política pública de estímulo ao empreendedorismo feminino, focado na educação, capacitação, tecnologia e crédito facilitado.