logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Lei estadual institui Dia do Escotismo

Por Luciana Botto- Rede Alese

 

Projeto de Lei nº 98/2019, de autoria do deputado estadual Doutor Samuel (PPS) institui o Dia Estadual do Escotismo, data a ser comemorada anualmente no dia 23 de abril.

A nova lei nº. 8.553, foi sancionada pelo Governo do Estado no dia 1º de julho de 2019, A data comemorativa (23 de abril) passará a integrar o calendário oficial do Estado de Sergipe, além de está em consonância com o Dia Mundial e Dia Nacional do Escoteiro.

Para o deputado Samuel Carvalho, a metodologia do Movimento Escoteiro ressalta o altruísmo, lealdade, fraternidade, responsabilidade, além do respeito a si mesmo e ao próximo, estabelecendo a disciplina perseverante pautada num sistema de valores que visam o desenvolvimento do senso crítico, a criatividade, o contato com a natureza, bem como a espiritualidade.

Movimento Escoteiro

O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 pelo General Robert Baden-Powell, na Inglaterra. Sem pretender trazer a rigidez militar para o Movimento Escoteiro, Baden-Powell aproveitou os elementos positivos de fomento à camaradagem, iniciativa, coragem e autodisciplina, bem como técnicas que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar um movimento educacional.

O Escotismo foi crescendo, ramificando-se também numa vertente para as meninas (em 1909) e, em 1920, com o fim da Primeira Guerra Mundial, reuniu cerca de 8 mil jovens em Londres para o primeiro Jamboree Mundial, o maior evento escoteiro do mundo.

Escotismo no Brasil

Trazido por suboficiais do encouraçado ‘Minas Gerais’, o escotismo chegou ao Brasil em abril de 1910.Centro de Boys Scouts do Brasil, foi a primeira associação escoteira localizada no Rio de Janeiro. O Movimento Escoteiro se espalhou por todo o território nacional, inicialmente com diversas associações independentes, até que, em 4 de novembro de 1924, foi criada a União dos Escoteiros do Brasil, acompanhando o desejo de B-P de ver o senso de unidade entre os diversos grupos escoteiros em cada país.

A palavra “escoteiros” só surgiu alguns anos depois, ocupando o lugar do termo “scrutar”, adotado assim que o Escotismo chegou ao país.

Conheça alguns grupos de Escotismo em Sergipe

Grupo Escoteiro Uirapuru; 6º Grupo Escoteiro de Sergipe Cruzeiro do Sul; Grupo Escoteiro Sergipe Del Rey; Escoteiros de Sergipe; Grupo de Escoteiros do Mar; Grupo Baden Powell; Grupo Cruzeiro do Sul, Grupo Murilo Braga; Grupo Sagrada Família e Grupo Duque de Caxias.

 

Foto: Escoteiros do Brasil com informações (https://www.escoteiros.org.br/historia/)

Foto-Capa: Ascom/Emsurb

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo