Kitty Lima pede inclusão da Lagoa Doce ao Parque Municipal do Poxim

Por Assessoria Parlamentar

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou nesta terça-feira, 16, uma indicação da deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, solicitando a inclusão da área da Lagoa Doce, no bairro Jabotiana, ao Parque Municipal do Poxim. O pedido tem como objetivo a necessidade de preservação desse espaço e da fauna e flora que ele abrange, em proximidade do referido parque.

De acordo com denúncias que chegaram até a parlamentar pelo ‘Movimento Defesa da Lagoa Doce’, e que motivaram a apresentação da referida indicação, a Lagoa Doce há tempos vem sendo degradada pelas construções imobiliárias instaladas em seu entorno e pelo depósito irregular de resíduos não biodegradantes, de lixo residencial e entulhos oriundos da construção civil descartados às suas margens.

Para Kitty, diante de tais circunstâncias, “fica clara a omissão total do município em cumprir com uma de suas funções que é de proteger e preservar o meio ambiente, instituindo aos seus órgãos o poder de manutenção e preservação da fauna e flora nas mesmas condições previstas do decreto que instituiu o Parque do Poxim. Por isso queremos a inclusão da Lagoa Doce ao parque para que esse importante patrimônio não seja prejudicado, colocando em risco um valioso bioma”.

Vale reforçar que o decreto que instituiu o Parque do Poxim permite acrescentar outras áreas aos limites oficias do parque, de acordo com o interesse coletivo de proteção do meio ambiente e com o intuito de preservar a flora e a fauna naquela região, trazendo assim, inquestionáveis benefícios não só ao meio ambiente, mas também à população que ali frequenta.

Os lagos e lagoas são de extrema importância dentro dos municípios porque são fontes de armazenamento de espécies de fauna e flora, uma grande relevância para a preservação do meio ambiente em todos os seus aspectos, tais como a promoção de umidade para o ar, lazer e descanso para seus frequentadores locais, promoções de eventos, apresentações de artes e outros. Foi por tudo isso que apresentamos a indicação”, colocou Kitty.