Janier Mota destaca principais ações do seu primeiro ano de mandato

Por Assessoria da Parlamentar

Os trabalhos no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe se aproximam do fim e a deputada Janier Mota avalia positivamente sua atuação em 2019, principalmente na área da saúde. Em seu primeiro mandato, ela já assumiu a presidência da Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Presidência Social, da Alese.

“Sempre tive um carinho especial por essa área e o desejo de poder auxiliar o povo sergipano. Por isso, neste ano que já está findando, estive em diversas reuniões com a equipe da secretaria de saúde, com o secretário da casa civil e com o próprio governador, levando as demandas da população”, disse.

Um dos projetos e que demandou um extenso trabalho ao longo de 2019, foi a ação Saúde Sergipe Cidadã, em Itabaianinha/SE, que realizou 860 atendimentos e 278 exames, entre eles: ultrassonografia da mama, da próstata, do fígado, mamografia e transvaginal. E o principal dessa ação foi a entrega de alguns resultados de forma imediata e o encaminhamento das pessoas que precisavam de tratamento em hospitais.

“Conseguimos tirar a Carreta da Mulher que estava parada em Aracaju e levar pra outro município, pela primeira vez. Além disso também levamos a Carreta do Homem, serviços do Hemose, Samu e consultas com médicos de diversas especialidades. Algumas mulheres, por exemplo, aos 70 anos de idade, nos relataram que nunca tinham feito uma mamografia. Algo que até hoje me deixa grata sobre essa ação, é ver pessoas que tiveram algo detectado durante a ação, foram encaminhadas e já estão em tratamento. Por isso, fiquei extremamente feliz em ter conseguido realizar essa ação”, pontuou a deputada.

Outra luta da parlamentar, é pela melhoria do Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, que atende cerca de 6 mil pessoas por mês. “Aquela unidade é fundamental para o funcionamento da saúde estadual, inclusive desafogando o HUSE. Através do nosso mandato, conseguimos fazer andar a reforma externa e de algumas partes internas. Conseguimos também a aquisição de mais uma ambulância e mais um cirurgião geral para os sábados”, destacou Janier.

Saindo um pouco da esfera da saúde, Janier Mota também esteve ao lado da presidência do Banese, onde foi possível disponibilizar uma linha de crédito para os pequenos empresários de fabriquetas de leite e queijo, situados no Sertão e Alto Sertão sergipano. “Na verdade foi uma conversa entre vários órgãos e conseguimos ainda facilitar a burocracia para que esses produtores pudessem obter suas licenças com mais facilidade”, afirmou.

Uma ação que também precisa ser citada, foi a aquisição de um caminhão pipa, com recursos federais, que foi doado para a comunidade Serra da Guia, no sertão sergipano. “Aquela população fica distante do Rio São Francisco e era um tormento para conseguirem o mínimo de água. Então, fiz meu papel enquanto parlamentar e consegui esse auxílio para eles”, disse Janier.

Além do caminhão pipa, a parlamentar também conseguiu a doação de um trator, desta vez para a população do Povoado Jardim, em Itabaianinha/SE.

Outros dois projetos merecem destaque. O primeiro deles, foi o Refis 2019, que a parlamentar já havia solicitado através de indicação, ainda em março e em novembro o Executivo a transformou em projeto de lei, que foi aprovado na Alese e já está válido. “Agora os condutores com IPVA em atraso poderão ter até 95% de desconto na multa e 85% nos juros de mora”, explicou.

O segundo, foi a aprovação do Carnaval de Itabaianinha como Patrimônio Cultural do Estado. “Já se tornou uma festa fixa no calendário local, com manifestações culturais, desfiles das Escolas de Samba municipais e é um evento que contribui muito para o aquecimento da economia e geração de renda da população”, finalizou a deputada. Para 2020, Janier Mota se diz preparada e pronta para desenvolver ainda mais projetos que beneficiarão o Estado.

Foto: Breno Couto