logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iran cobra aprovação do Dia de Mobilização Estadual dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Por Assessoria Parlamentar

Nesta quinta-feira, 2, o deputado estadual Iran Barbosa, do PT, aproveitou a sessão da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para destacar a campanha dos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” e, também, solicitar da Mesa Diretora da Alese que traga à pauta de votação o Projeto de Lei nº 252/2020, de sua autoria, que institui o “Dia de Mobilização Estadual dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. O projeto tramita no Parlamento estadual desde 2020.

“ Essa é uma mobilização mundial, que ocorre em mais de 160 países e tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher. No Brasil, a mobilização, composta por um conjunto de ações, abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro”, disse.

O parlamentar aproveitou para destacar datas simbólicas que integram o calendário dos 16 dias de ativismo, tais como o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra; o 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres; o 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate a AIDS; o 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres; e o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, quando ocorre o encerramento da campanha.

“Neste sentido, além de divulgar a campanha, gostaria de solicitar a inclusão do Projeto de Lei nº 252/2020, de minha autoria, porque ele tem como objetivo contribuir para a erradicação da violência contra a mulher. Esta seria uma forma de a Casa também ajudar nesta luta”, defendeu.

Sobre o Projeto

O  Projeto de Lei Nº 252/2020 institui a data 06 de dezembro como o “Dia de Mobilização Estadual dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Segundo Iran, o seu projeto busca não só estabelecer um dia no Calendário Oficial de datas de Sergipe mas, também, definir um conjunto de iniciativas a serem observadas pelo Poder Público Estadual para contribuir com a erradicação da violência contra a mulher, como promover seminários, palestras, encontros, simpósios, debates e audiências públicas sobre o tema “homens pelo fim da violência contra as mulheres”; apresentações de experiências de políticas públicas e iniciativas da sociedade civil bem sucedidas produzidas com vistas à eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres; ações, através da comunicação oficial, para sensibilizar a população acerca da importância da data; atividades que estimulem a compreensão de que os homens são atores importantes na luta pelo fim da violência contra as mulheres; produções artísticas, culturais, científicas, acadêmicas e profissionais voltadas para a análise, reflexão e práticas de combate a toda forma de violência contra as mulheres; e campanhas institucionais que garantam a ampla divulgação da data.

“Essa luta é de todos e todas que acreditam na igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e que defendem os Direitos Humanos. A luta contra o machismo e o patriarcado, bases da violência contra as mulheres, também inclui os homens”, enfatizou, reforçando o pedido para que a Mesa Diretora da Alese traga a matéria à pauta e coloque para votação o referido projeto, solicitando o voto favorável dos colegas parlamentares.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo