logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iran Barbosa pede que artistas sejam ouvidos sobre Lei Aldir Blanc

Por Habacuque Villacorte

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) participou da sessão mista da Assembleia Legislativa, na manhã dessa terça-feira (6), quando defendeu que os artistas sergipanos sejam ouvidos pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), sobre os critérios para o repasse dos recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, que é uma Lei de Emergência Cultural com o objetivo de auxiliar os trabalhadores da Cultura e dos espaços culturais brasileiros no período de isolamento social, ocasionado pela pandemia da COVID-19.

A Funcap lançou, recentemente, dois editais, no valor de R$ 6 milhões, com a abertura de inscrições, para a oferta de 287 vagas no “Prêmio para Produção e Exibição Cultural” e 358 vagas para o “Prêmio de Cultura Popular, Patrimônio Cultural e Economia Criativa”. “Quero me somar com a preocupação dos trabalhadores da área de Cultura. Foram lançados dois editais, mas várias entidades e artistas estão levantando um conjunto grande de problemas já identificados”.

Segundo o deputado, em junho passado, os artistas chegaram a apresentar um Plano de Implementação da Lei Aldir Blanc. “Precisamos garantir a utilização democrática e o acesso a estes recursos. Era necessário que o governo ouvisse os interessados, que são os agentes de Cultura, os trabalhadores e artistas. Eles apresentaram um plano já com sugestões, dentre elas, com editais específicos para cada área, mas do jeito que foi feito não fica muito identificado sobre qual a proporção do investimento a ser feito. Eles queriam um tratamento específico para cada área”.

Por fim, Iran Barbosa reforçou a necessidade do diálogo com os artistas na elaboração dos editais e disse apostar na sensibilidade do governo e da Funcap, no sentido de ouvir os apelos de todos os setores. “Que a gente consiga rever estes editais de uma forma mais ágil e adequada, para fazer com que os recursos conquistados com tanta luta possam incentivar um pouco o setor cultural tão combalido por esta pandemia, sendo o primeiro atingido e o último a voltar”.

Foto: Jadílson Simões

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo