Iran Barbosa destaca abraço simbólico às mangabeiras

Por Assessoria do Parlamentar

Ao discursar durante a Sessão Mista da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quarta-feira, 19, o deputado estadual Iran Barbosa, do PT, destacou a realização do abraço simbólico às mangabeiras e o apoio à luta das famílias extrativistas de mangabas. A atividade foi promovida por entidades que integram o Comitê Sergipano Popular pela Vida (COPVIDA) e pela Associação das Catadoras e Catadores de Mangaba Padre Luiz.

O parlamentar lembrou que a área, no 17 de Março, é utilizada há décadas por famílias que sobrevivem da extração e comercialização da mangaba e outros frutos, e que, no último dia 7 de agosto, as famílias encontraram derrubadas diversas árvores e a cerca que protegia a área de posse dos/as extrativistas, além da destruição do barraco de uma das famílias.

“As famílias que protegem a reserva extrativista e sobrevivem há décadas dos frutos daquela área estão ameaçadas pela ação da Administração Municipal de Aracaju e o abraço simbólico foi uma manifestação de respeito ao meio ambiente e de apoio à resistência das famílias”, disse Iran.

“Reforço o meu apoio à luta daquelas famílias e apelo ao prefeito de Aracaju para que encontre a alternativa para garantir a construção das casas necessárias ao atendimento da demanda por moradia em nossa cidade sem destruir a reserva e sem agredir as famílias que dali sobrevivem. Parabenizo e me somo a todas as entidades e lideranças que organizaram e realizaram esse importante ato de resistência”, manifestou.

Iran Barbosa, que já tinha reivindicado à Administração Municipal que ao implementar essa política de habitação preservasse o direito ambiental, ratificou a necessidade de que a Administração Municipal de Aracaju coloque em prática o projeto de habitação popular sem destruir a Reserva Extrativista.

“Existe a possibilidade de conciliar a necessidade de construção de moradias populares com os cuidados ambientais necessários, duas bandeiras que nós defendemos”, finalizou Iran Barbosa.