logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iran alerta para o Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo

Por Habacuque Villacorte

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) movimenta seu mandato e suas redes sociais para destacar o Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo, celebrado nessa quinta-feira (28). Na oportunidade, o parlamentar lembra que entre 1995 e 2020, foram resgatadas, no Brasil, mais de 55 mil pessoas em situação análoga de trabalho escravo. 82% delas eram negras.

O caso de Madalena Gordiano, libertada recentemente, após 32 anos prestando serviços domésticos em condições análogas à escravidão, escandalizou o país, mas é apenas mais um entre milhares. Apenas em 2019, foram recebidas 1.213 denúncias de ocorrência de trabalho escravo. Após constituir-se como referência internacional, o Brasil sofre agora o desmonte de um consagrado sistema de fiscalização e de mecanismos como a ‘lista suja’ dos empregadores que exploraram o trabalho escravo. Não permitiremos esse retrocesso inaceitável!”, garante o petista.

Por fim, Iran Barbosa reforça que não se pode esquecer que a data de hoje “é um tributo a quatro servidores do Ministério do Trabalho que foram assassinados, em 2004, enquanto apuravam denúncias de ocorrência de trabalho escravo em fazendas de Unaí (MG)”.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo