logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iniciadas as comemorações dos 200 anos de Sergipe

Por Kelly Monique Oliveira – Rede Alese

Debate sobre os 200 anos de Sergipe

Foram iniciadas nesta segunda-feira, 17, as comemorações dos 200 anos de Emancipação Política de Sergipe com a palestra “O Império Português: centralidades e periferias – O caso de Sergipe Del Rey”, que teve a pesquisadora e professora doutora Maria de Deus Manso como palestrante. A solenidade de abertura aconteceu no auditório Francisco Passos da Escola do Legislativo (Elese) e teve como objetivo promover uma grande reflexão da nossa identidade e, ao mesmo tempo, celebrar o marco importante na história do estado.

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Luciano Bispo (MDB) parabenizou os organizadores do evento e ao deputado estadual Iran Barbosa (PT), autor do Projeto de Lei nº 292/2019, que dispõe sobre as comemorações do bicentenário com o resgate e a reconstrução da memória do nascimento do estado de Sergipe. “É uma satisfação comemorarmos os 200 anos de Sergipe, pois é importante conhecermos nossa história e como surgiu o estado”, observou.

O diretor de comunicação da Alese, Marcos Aurélio Santos Costa, explicou que a iniciativa envolve todos os segmentos do setor público de Sergipe com uma programação de eventos que se estende por todo o ano e contempla as nossas lutas, a nossa formação e a nossa história. “Nós sergipanos temos que ter orgulho de ser sergipano. E quando se completa 200 anos de emancipação, de independência, de conquista e identidade tem que ser registrado para as gerações que estão chegando agora, que de repente, não valorizam ou não entendem o que é ser sergipano”, destacou o diretor.

A palestrante Maria de Deus Manso, destacou que a população desconhece a real história

De acordo com o coordenador Cultural da Elese, Irineu Fontes, essa é uma forma de apresentar a história dos 200 anos de um estado que tem identidade e independência. “Através dessa iniciativa mostraremos os momentos mais importantes desses 200 anos. Então, nesse seminário teremos eventos culturais, festival da música da sergipanidade, cursos e assembleia itinerante”, destacou Irineu.

Durante sua explanação, Maria de Deus Manso, destacou que a população desconhece a real história da separação entre Portugal e o Brasil. “Para nós, o Brasil se centralizava entre Rio de Janeiro e Salvador. Sergipe não era falado até mesmo nas grandes histórias de expansão. Minha preocupação foi ver de que maneira Sergipe se conectava com o império português e nessa minha pesquisa eu vi como a economia sergipana era fundamental para o mercado não só europeu mais para o mercado que era coletado, através dos portos que constituíam e formava o império português”, ressaltou.

Autoridades presentes na abertura do bicentenário.

Para o professor de História e participante do evento, Rodrigo Mota, a iniciativa da Assembleia Legislativa de Sergipe é uma oportunidade para os sergipanos. “Esse calendário de eventos comemorando o bicentenário da emancipação política é um tema que interessa muito à sociedade. Eu  como professor de história, avalio que na  pesquisa a gente tem dificuldade de achar dados sobre o estado de Sergipe. A Alese está de parabéns por proporcionar esse debate com diferentes pontos de vista”.

Presenças

Participaram da abertura do Bicentenário a presidente da Funcap, Conceição Vieira, o diretor Geral da Alese, Roberto Bispo, a diretora da Elese, Isabela Mazza, o historiador Jorge Carvalho, representantes das Universidades Federal de Sergipe (UFS) e Tiradentes (Unit), servidores da Alese e público em geral.

Fotos: Jadilson Simões

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo