logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Georgeo apresenta na Alese balanço do mandato

O deputado Estadual Georgeo Passos (REDE) utilizou o grande expediente da sessão plenária da Casa Legislativa para apresentar o balanço geral do seu mandato. Na oportunidade, ressaltou que foi lido hoje pela manhã (26) pela mesa diretora  da Assemleia de Sergipe apresentação de Projeto de Lei nº 82/2018, do Poder Executivo, a  qual será  votado na próxima quinta-feira, dia 27. PL tem por objeto a autorização pelo Poder Executivo a operação de crédito junto ao Banco do Brasil de 100 milhões de reais.

A falta de tempo para análise do referido projeto na próxima quinta-feira foi criticada pelo parlamentar. “É mais um pedido de empréstimo que o Estado de Sergipe faz a essa casa. Ano passado essa casa, por maioria, já tinha aprovado um projeto de mais de  R$ 500 milhões. E agora chega mais um pedido de 100 milhões de reais, que provavelmente será usado em setembro, na véspera da eleição. Com o objetivo lógico, não de melhorar a imagem do Estado. Mas sim, melhorar a imagem do governador Belivaldo Chagas que hoje tem enorme rejeição dos sergipanos. Não temos uma posição definida de quando esse projeto chegará à casa. Projeto ainda não chegou e ainda vamos ver a necessidade de utilização desse empréstimo. Nós deputados temos que fazer uma análise criteriosa desses projetos, não podemos aprovar de uma hora para outra sem a gente saber nada. Esperamos apreciar matérias com tranquilidade”, analisou o deputado Georgeo.

Balanço

Segundo dados numéricos apresentados pelo deputado Georgeo Passos, foram apresentados 290 pronunciamentos; 587 requerimentos; 88 Emendas a Projetos de Lei; 125 Indicações; 08 palestras ministradas; 46 Projetos de Lei; 12 Projetos de Resolução; 06 PEC’s; e 07 moções.

Das principais proposituras aprovadas, o deputado destacou  diversas, entre elas, o Projeto de Lei nº 59/2015, que obriga as Instituições Comerciais, Industriais e financeiras a fornecerem, por escrito, sempre que solicitado, a razão da negativação de crédito ao consumidor; o projeto de Lei nº 63/2015  a qual declara a “Festa e Romaria de Nossa Senhora Aparecida” como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe e a inclui no Calendário Oficial de Eventos de Sergipe; o projeto de Lei nº 64/2015 obriga a comunicação aos órgãos de proteção da criança e do adolescente, dos casos de uso e abuso de álcool e outras drogas por menores de 12 a 18 anos;  o projeto de Lei nº 79/2015 concede isenção do pagamento de taxa de inscrição de concursos públicos     estaduais aos doadores de medula óssea.  Ainda, do Projeto de Lei 80 /2015 que declara a “Festa dos Caretas”, de Ribeirópolis, como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe e a inclui no Calendário Oficial de Eventos.

Quanto as propostas de emenda à constituição, o parlamentar destacou a PEC da Ficha Limpa Estadual –  01/2015, projeto proíbe a ocupação de cargos públicos efetivos ou comissionados por pessoas que tenham a ficha suja;  a PEC da Consulta popular  –  03/2015, que torna obrigatória a consulta popular para a privatização de empresas públicas. Também, a PEC dos jetons que visa acabar com os Jetons para secretários de Estado em Sergipe; a PEC do Fim do Voto Secreto, que obriga que a votação dos parlamentares para derrubar os vetos do governador deixe de ser secreta. Ainda, destacou a PEC do Fim da Farra das Pensões  – 01/2017, projeto visa acaba com o pagamento das aposentadorias vitalícias aos ex-governadores de Sergipe e por fim, destacou a PEC da Inclusão. Que determina  que 1% das vagas dos cargos comissionados da Administração Pública de Sergipe seja ocupada por pessoas com deficiência.

 

 

Por, Stephanie Macêdo

Rede Alese

 

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo