Doutor Dirley da Cunha Júnior é o mais novo cidadão sergipano

Por Luciana Botto- Rede Alese

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), realizou na tarde desta quarta-feira,25, Sessão Especial para entrega de Título de Cidadania Sergipana ao Juiz Federal Dirley da Cunha Júnior. A solenidade aconteceu no plenário Pedro Barreto de Andrade, com a presença dos deputados estaduais Luciano Bispo, Luciano Pimentel e Georgeo Passos. Participaram também autoridades do Poder Judiciário, representando a Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Américo de Deus, alunos, familiares e amigos.

O Projeto de Resolução nº 31/2015 é de autoria do deputado estadual Georgeo Passos (PPS), aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. Em justificativa, o parlamentar argumentou que a iniciativa para o reconhecimento foi em virtude da contribuição do magistrado ao Estado de Sergipe no que desrespeita ao ensino jurídico e a educação do ensino superior.

Para Georgeo Passos, o Título de Cidadão Sergipano reconhece pessoas que fizeram e fazem algo pelo Estado de Sergipe, residindo ou não, como é o caso específico do juiz federal Dirley da Cunha júnior, que teve a oportunidade de ser juiz em Sergipe no início da sua carreira, no ano de 1998, e atualmente é o juiz titular da 5ª vara da seção judiciária do Estado da Bahia.

“Dirley não deixou de manter laços com o nosso estado. Ele é professor- doutor, e aqui ele contribui muito na formação dos jovens que tem o sonho de seguir com as carreiras jurídicas”, ressaltou Georgeo Passos

Em Sergipe, o juiz federal mantém uma relação extensa de amigos, alunos e ex-alunos, muitos destes, já são advogados militantes.”São vinte e um anos de relação  de carinho com o estado, quando escolhi, por decisão livre e consciente, ser nomeado como Juiz Federal da Seção Judiciária do Estado de Sergipe, e desde então, passei a manter e nutrir uma relação de afeto e carinho, mesmo tendo saído da Justiça de Sergipe e ido por remoção para Justiça Federal do Estado da Bahia. Só tenho a agradecer!t”, salientou o juiz Federal Dirley da Cunha.

O juiz federal citou importantes nomes da literatura brasileira, como forma de traduzir um pouco o seu sentimento neste dia, a exemplo de Fernando Pessoa  com o verso:  “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.

Além do Título de Cidadania, doutor Dirley foi agraciado pelos seus alunos com honraria, entregue  pela Diretora Técnica do Tribunal de Contas de Sergipe, doutora Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral.

Sobre o homenageado

Dirley da Cunha Júnior, é doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Direito Econômico da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia nos cursos de graduação, mestrado e doutorado nas matérias de Direito Constitucional; Direitos Humanos e Direitos Fundamentais; Jurisdição Constitucional e Teoria da Constituição, além de lecionar em outras instituições de nível superior. Em Sergipe, o homenageado atuou como Juiz Federal na 2ª Vara Federal

Fotos: China Tom