logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputado pede revisão de taxas cobradas pela Cohidro a irrigantes

FOTO: JADILSON SIMÕES

Por Assessoria do Parlamentar

O deputado estadual Talysson de Valmir, PL, apresentou, nesta semana, indicação à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa solicitando que o governador Belivaldo Chagas, bem como a presidência da Cohidro, revise, em caráter de urgência, as taxas cobradas para utilização dos sistemas de irrigação geridos pelo Estado. “ É preciso considerar a situação de pandemia vivida no país, bem como as dificuldades financeiras enfrentadas pelos agricultores, que sobrevivem da produção nos perímetros irrigados”, defende.

O parlamentar diz que tomou conhecimento da necessidade de incluir nas medidas de enfrentamento aos efeitos da pandemia, a redução ou até suspensão das taxas cobradas pela Cohidro para utilização dos recursos hídricos nos perímetros irrigados do Estado. “Destaco que na luta contra a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todos os esforços devem ser empreendidos por parte das nossas autoridades públicas, cabendo ao legislativo, procurar auxiliar o Executivo naquilo que estiver ao alcance”.

Ainda em seu argumento, Talysson destaca que em meio aos efeitos da pandemia, as dificuldades de cultivo e especialmente comercialização da produção agrícola já atingem os produtores rurais dos perímetros irrigados em Sergipe. “Cabe ao Estado amenizar esses efeitos e de imediato determinar a redução ou suspensão da cobrança das taxas de serviço da Cohidro. Isso se configuraria como uma atuação benéfica a esta parte da população”, diz.

“Sabemos que a Cohidro tem seu público formado dentro do estado por irrigantes, produtores agrícolas, micro-pecuaristas, famílias de assentados por programas de reforma agrária, ribeirinhos, pescadores artesanais e piscicultores. Os agricultores e irrigantes que desenvolvem importantes atividades econômicas como o cultivo de milho, feijão, laranja, mandioca, batata doce, inhame, hortaliças orgânicas, criação de peixes, animais de pequenos e médios portes, produção de leite e derivados. Precisamos sair em socorro a este importante segmento”.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo