Deputado defende melhorias para a Maternidade de Capela

O deputado Moritos Matos (REDE) pediu que o centro cirúrgico Dra. Leonor Barreto Franco, maternidade do município de Capela, receba melhorias estruturais e de atendimento, ampliando as atividades da unidade de saúde. Moritos relembrou na sessão plenária desta quinta-feira, 27, que atou nos últimos dois anos para que a maternidade não fosse fechada.

De acordo com o deputado, a maternidade de Capela, que realiza partos, contempla moradoras de Capela e de cidades vizinhas como Nossa Senhora das Dores, Aquidabã, Muribeca, Neópolis e as cidades do Vale de Cotinguiba, entre outros.

Desde maio do ano passado, o deputado intervém para que a Maternidade continue aberta. Moritos listou no plenário notícias da imprensa sobre as atividades realizadas contra o fechamento da unidade de saúde.

+ A Alese também acompanhou as ações do deputado. Clique aqui para ler mais.

Entre as reuniões organizadas, o deputado explica que no mês de junho de 2017 discutiu com outros deputados, vereadores e prefeitos do interior, e o então governador Jackson Barreto, para manter a maternidade em funcionamento.

Em outras ocasiões, Moritos chegou a dizer que fechar a unidade era cometer um crime contra o povo.

A movimentação sobre uma possível alteração nos atendimentos do centro obstétrico foi iniciada em 2016. A maternidade ficou fechada temporariamente na época e gerou revolta na população capelense. O governo sergipano suspendeu as atividades da unidade para realizar uma reforma estrutural, e transferiu os atendimentos para o hospital de Nossa Senhora do Socorro.

Após o anúncio do fechamento temporário, o Ministério Público do Estado (MPE/SE), funcionários da unidade e moradores do município, se reuniram em audiência para buscar novas alternativas, mas a maternidade permanece com o mesmo quadro de funcionários, médicos e estrutura.

Por Fernanda Queiroz – Rede Alese
Com informações do MPE/SE