Matos participa de reunião com Jackson Barreto sobre a Maternidade de Capela

Nesta quarta-feira, 21, o deputado Moritos Matos (PROS) participou de reunião com o governador Jackson Barreto para tratar sobre a Maternidade Leonor Barreto Franco – Maternidade de Capela. Foram convidados os prefeitos dos nove municípios que usam os serviços dessa maternidade. O governador Jackson Barreto disse que a conversa era para encerrar a polêmica que surgiu sobre a manutenção da maternidade. E que o Governo tem interesse em ampliar os serviços em todas as unidades, tanto no interior, quanto na capital, inclusive reabrirá a Maternidade Hildete Falcão. “Esse encontro foi fundamental para que os profissionais da Maternidade de Capela e os prefeitos das cidades do interior pudessem enfatizar ao Governador sobre a importância dessa unidade para a população do Vale do Cotinguiba. Fechar a Maternidade seria um crime contra o povo de Sergipe”, afirma deputado Moritos Matos.

Reunião aconteceu no Palácio dos Despachos

Estiveram presentes nessa reunião o secretário de Estado da Saúde, José Almeida Lima, o secretário Adjunto da Saúde, doutor Luiz Eduardo, prefeita de Capela, Silvany Sukita, secretario do Governo de Capela, Manoel Sukita, representante da Maternidade de Capela, obstetra Marcelo Oliveira, vice-prefeito de Socorro, Betinho, o secretário de Saúde de Socorro, Enoque Luis, secretária de Saúde de Siriri, Daiane Oliveira, prefeito de Rosário do Catete, Etelvino Barreto, prefeito de Cumbe, Marcelo Moraes, prefeito de Muribeca, Fernando Franco, prefeito de Nossa Senhora das Dores, Thiago Souza, prefeito de Aquidabã, Francisco Rodrigues, prefeito de Siriri, José Rosa de Oliveira, prefeito de Carmópolis, Volney Leite, prefeito de Japaratuba, Lara Moura, vice-prefeito de Pirambu, Guilherme Jullius e prefeito de General Maynard, Valmir de Jesus Santos.

Durante a reunião o secretário de Saúde, Almeida Lima mostrou os dados sobre a Maternidade de Capela, Socorro, Lagarto, Itabaiana, Estância, Glória, Propriá e Aracaju. E detalhou sobre a carência de obstetras e pediatras em diversas maternidades da rede. Além de especificar o número de partos por unidade de 2012 até março de 2017 e o custo desses partos em cada uma dessas unidades. “Quero estabelecer uma discussão aberta, transparente, inteligente e ao final tomar alguma decisão são números que comportam analises e informações”, disse Almeida Lima.

Jackson diz que Governo está aberto ao diálogo

Segundo o governador Jackson Barreto, o objetivo desse encontro é o de buscar alternativas para a Maternidade de Capela. “Não tem uma decisão definida, estamos abertos para dialogar com todos, da forma mais democraticamente possível”, afirma Jackson. Ele aproveitou para elogiar o deputado Moritos Matos pelo empenho na manutenção desta unidade.

A prefeita de Capela, Silvany Siukita, disse que a Maternidade não é só de Capela, mas de todos os nove municípios. E o deputado Moritos Matos afirmou que a Maternidade tem total condição de permanecer aberta. “O que falta na Maternidade são obstetras, se forem colocados mais profissionais a escala ficará completa. Além disso, no local é possível fazer cirurgias eletivas”, ressalta o deputado Moritos Matos.

E o obstetra Marcelo Oliveira que representa os profissionais da Maternidade de Capela disse durante sua fala que a maternidade tem uma estrutura cirúrgica que pode fazer para isso. “A Maternidade é viável, em abril eu realizei 40 partos e em maio foram 50 e faço plantão dia de sábado. E que os pacientes da região só não procuram mais a unidade porque a escala médica não está completa. E que as pacientes que não encontram vaga em Capela não vão para Socorro, mas sim para Aracaju. Precisamos fortalecer a rede no interior e desafogar a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, que foi aberta para realizar partos alta complexidade, mas hoje realiza partos de média e baixa também”, explica doutor Marcelo.

Segundo o deputado Moritos Matos, essa reunião serviu para tirar todas as dúvidas em relação à manutenção da Maternidade de Capela. “O secretário Almeida Lima disse na reunião que basta que os prefeitos dessas cidades que usam a unidade sugiram nomes de médico que a Secretária Estadual de Saúde fará a contratação e regularizará a escala médica. Dessa maneira a Maternidade de Capela ampliará o atendimento e desafogar as duas maternidades de Aracaju”, relata deputado.

Moritos Matos ressaltou que a discussão serviu para mostrar a viabilidade da maternidade e a necessidade de se mantê-la em funcionamento. “A partir do momento que a maternidade tiver com seu plantão completa eu tenho certeza que a Maternidade de Capela voltara aos níveis de 2010 2011, ou seja, vai aumentar e muito o número de partos na região. Se em três meses a maternidade não regularizar seu nível de atendimento eu renuncio o meu mandato”, afirma o deputado Moritos Matos.

Por Assessoria Parlamentar

Fotos: Marcelle Cristinne/ASN