Assembleia concede Cidadania Sergipana para professores doutores

Por Habacuque Villacorte

A Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), concedeu no final da manhã dessa segunda-feira (8), o Título de Cidadão Sergipano para os professores doutores Lucindo José Quintana, Adriano Antunes de Souza Araújo, Lysandro Pinto Borges e Paulo Ricardo Saquete Martins Filho. O presidente Luciano Bispo (MDB) comandou a solenidade, que contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Joviniano de Santana Filho, além de alguns amigos e familiares dos homenageados.

Deputado estadual Luciano Bispo

Sem esconder a satisfação pela homenagem prestada pelo colega Georgeo Passos, o deputado Luciano Bispo pontuou que fica feliz em perceber que existem pessoas trabalhando e cuidando dos sergipanos, preocupados com a Saúde e a qualidade de vida. “São quatro cientistas que, muitas das vezes, nós não reconhecemos a importância deles. De parabéns o amigo Georgeo pela iniciativa e quero dizer que esta Casa agradece a UFS em nome do povo sergipano. O nosso muito obrigado representa mais de dois milhões de sergipanos”.

Em seguida Luciano Bispo disse que, pelo trabalho e dedicação dos cientistas, em especial no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), ele se sente “pequenino”. “Temos consciência que vocês enfrentaram momentos difíceis, de muita responsabilidade com o nosso Estado. Hoje tenho orgulho e satisfação em vê-los sergipanos, de fato e de direito. Fiquei ainda mais feliz em perceber a satisfação de cada um de vocês em receber esta honraria. A gente se sente bem quando faz algo do que gosta, quando tem amor pelo trabalho que realiza”.

Valter Joviniano

O reitor da UFS parabenizou o Poder Legislativo pela iniciativa. “Uma alegria muito grande ver os nossos professores serem contemplados. Eles que atuaram de uma forma muito intensa em benefício da sociedade sergipana para que a gente pudesse enfrentar a pnadmeia da melhor forma possível. Esse é o reconhecimento da sociedade sergipana através do Poder Legislativo por todo esse esforço concentrado desenvolvido por eles e pela Universidade Federal Sergipe. Que premiações como esta possam estimular cada vez mais os nossos professores”.

Lucindo José Quintana

Professor Lucindo José Quintana

O primeiro homenageado, o professor Lucindo José Quintana pontuou que “é o reconhecimento de uma vida dedicada à Ciência, à Universidade Pública, à Educação. O momento da pandemia foi muito especial, onde os pesquisadores brasileiros, o SUS, o Brasil enfrentou a Covid-19, perdemos muitas vidas, pessoas queridas, mas o nosso povo é resiliente e forte; ele só precisa acreditar um pouco mais na Ciência, na Educação, nos valores que a sociedade precisa ter para enfrentar os desafios que estão propostos. Agradeço a todos os deputados, em nome de Georgeo Passos, que fez esta indicação”.

Adriano Antunes de Souza Araújo

Professor Adriano Antunes

Outro homenageado, o professor Adriano Antunes de Souza Araújo também não escondeu a emoção em seu discurso e disse que ser Cidadão Sergipano representa para ele a maioria honraria que poderia ter conquistado. “Estou aqui há 18 anos e receber esta honraria representa a concretização de um sonho pelo serviço que temos prestado na Universidade Federal, na formação de tantas pessoas. O reconhecimento da classe política é importante demais e as falas que ouvimos hoje nos estimula e nos motiva cada vez mais. A UFS tem um papel muito importante e que é reconhecido pela nossa sociedade”.

Lysandro Pinto Borges

Professor Lysandro Pinto Borges

Muito emocionado também o professor Lysandro Pinto Borges agradeceu a receptividade do povo sergipano. “Agradecemos muito a Alese, ao deputado Georgeo Passos, ao presidente da Casa por esta honraria. Para nós é estendida a toda sociedade sergipana e nós só cumprimos com o nosso papel de ajudar. Já me sentia sergipano de coração e agora conquistando este título, este reconhecimento, o orgulho deste povo, desta terra só aumenta. Fizemos e continuaremos fazendo sempre em prol desta gente. O vírus não pode ser maior do que a vontade humana, estamos vencendo esta pandemia e, se cada um fizer a sua parte, vamos vencer mais rápido”.

Paulo Ricardo Saquete

Professor Paulo Ricardo Saquete

O quarto homenageado da solenidade, o professor Paulo Ricardo Saquete Martins Filho, a condecoração representa muito porque representa o ápice de sua trajetória profissional. “Foi um momento de muita emoção receber esta honraria, este reconhecimento dos sergipanos por todo o trabalho que a gente vem fazendo aqui no Estado, em favor do desenvolvimento científico. Minha família foi toda constituída aqui, minhas filhas são aracajuanas. Já são 10 anos trabalhando como professor efetivo da Casa, fazendo Ciência em Sergipe e buscando colaborar com a vida das pessoas”.

Georgeo Passos

Georgeo Passos foi o autor da propositura

O autor da propositura, deputado estadual Georgeo Passos, explicou que a ideia de homenagear os professores doutores foi de também reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pela Universidade Federal de Sergipe. A UFS hoje é destaque nacional e internacional fruto do trabalho desses professores, que vieram de outros Estados, que foram acolhidos aqui e hoje dão frutos. O nosso sentimento é de fazer justiça, reconhecendo ainda que muitos outros pesquisadores também dão suas parcelas de contribuição”.

É um momento é que a Ciência é questionada e, nada mais justo do que a Assembleia Legislativa reafirmar a importância dela para o nosso Estado, para o nosso povo e para o nosso País. Fico feliz de ter sido o autor da propositura. No momento em que os sergipanos mais precisaram, durante a pandemia, estes professores estavam na linha de frente, fazendo testagens, ajudando a salvar vidas. Em virtude disso, apresentamos e hoje eles são sergipanos de fato e de direito”, completou o deputado Georgeo Passos.

Foto: Joel Luiz