logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Planejamento de recursos é apresentado aos deputados

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Com a realização de Sessão Especial remota na Assembleia Legislativa no dia de hoje, 30, onde os deputados conversaram com o secretário de Estado da Saúde (SES), Valberto de Oliveira Lima, sobre as ações do Governo de Sergipe diante do enfrentamento ao coronavírus, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) – que também representou a deputada Kitty Lima (Cidadania)- apresentou questionamentos sobre a qualidade dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que foram disponibilizados para o SAMU, e ainda, do planejamento para uso da verba da Alese (emendas impositivas), que foi destinada para o controle da pandemia no estado.

Em resposta ao deputado Georgeo sobre o EPI, o secretário de Saúde defende que qualidade dos equipamentos de proteção que vem sendo utilizados pelos servidores são de excelente qualidade, a exemplo das máscaras que são produzidas pela Biotech, no município de Nossa Senhora do Socorro. Segundo o secretário, a SES recebe  por semana o  total de 30 mil  máscaras, sendo a qualidade do material indiscutível. Valberto  salientou que a abordagem do deputado é válida, contudo, que apontamento levantado deveria ter saído do SAMU e ter entrado no gabinete da SES para conhecimento de caso e correção do problema. 

Recursos 

Quanto a aplicação dos recursos, o secretário explicou  que grande parte do investimento está sendo destinada à compra de respiradores (também chamados de ventiladores pulmonares) e de EPI’s. “E assim será o planejamento para os 12 milhões da Casa, tão logo o valor das emendas chegue para a SES”, assegurou o secretário.

Segundo ainda explicou, somente para cada leito de Tratamento Intensivo (TI) para Covid, o valor quase dobrou, saindo de R$ 800 para R$ 1500 por leito. Uma preocupação destacada pelo secretário  foi quanto a manutenção dos leitos pós-pandemia. Conforme expôs, esses leitos estão sendo financiados pelo Governo Federal, e caso haja a retirada do financiamento o estado não terá como manter sozinho o montante.

Na oportunidade, e conforme  solicitado por Georgeo, o secretário da Saúde entregou uma cópia do planejamento de investimentos da verba da Alese ao presidente da Casa, deputado Luciano Bispo (MDB). Quanto ao investimento de recursos para os respiradores,  secretário explicou o Estado de Sergipe tem o total de 80 unidades de respiradores distribuídos entre as UTI, sendo 40 comprados pelo próprio estado, 30 de Consórcio e 10 oriundos do Ministério da Saúde. Também esclarece que há mais 51  respiradores em estado de manutenção, e que desses, cinco vem sendo entregues por semana.

 

Foto: Junior Matos

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo