Por : Rosângela Dória – Rede Alese
A Assembleia Legislativa de Sergipe se prepara para a primeira sessão virtual de sua história. Os testes já estão em andamento para que os parlamentares possam, à distância, realizar a sessão com apreciação e votação de projetos. Todo o processo acontecerá como se estivessem numa sessão presencial no plenário da casa.
A sessão remota permite que o parlamento não pare os trabalhos, principalmente nesse momento de pandemia do coronavírus, em que há a necessidade de agilidade na votação e aprovação de projetos que possam viabilizar as ações de prevenção e enfrentamento aos casos do coronavírus.
O dispositivo vai acelerar a votação de projetos que tenham como objetivo, por exemplo, a liberação de verbas para ações dos governantes no enfrentamento ao Covid-19. E permite que a Alese mantenha servidores e parlamentares em casa, em regime de home office.
Sessões remotas
A sessão remota já foi realizada pelo Senado Federal com sucesso e garantiu a agilidade necessária dos parlamentares na votação do projeto de calamidade pública no Brasil, apreciando projetos de urgência, como a ajuda a trabalhadores informais e de baixa renda.
Na Alese, os preparativos para a sessão remota já estão prontos com toda a estrutura montada para a participação de todos os parlamentares. Agora a equipe técnica realiza alguns testes para a participação de todos com uso da tecnologia.
Foto: Jadilson Simões