Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
Foi aprovado na Casa Legislativa de Sergipe o Projeto de Lei(PL) de nº75/2019 que propõe que seja sancionado pelo Governo de Sergipe a efetividade do referido projeto, que estabelece prioridade no atendimento de pessoas que realizam o tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou utilizam a bolsa de colostomia. A autoria do projeto é do deputado Talysson de Valmir (PL).
Além da prioridade no tratamento, o projeto versa ainda sobre o deslocamento dos pacientes no cotidiano, seja no ambiente urbano ou no trânsito entre as cidades. “O excesso de pessoas nos transportes coletivos de passageiros faz com que pessoas não consigam realizar suas viagens, ou ainda se sintam constrangidos em viajar em pé, expondo ainda mais a saúde já fragilizada”, cita a justificativa da matéria.
De acordo com o deputado, “A medida visa ainda, demonstrar aos demais usuários ou consumidores de serviços públicos e privados a importância do cuidado especial que deve ser dado a estas a estas pessoas e ainda, garantir o exercício do seu direito de convivência em sociedade, bem como o de ir e vir dentro das limitações eventualmente impostas pelo tratamento”, destacou o parlamentar.
Foto: Jadilson Simões